Página inicial O que acontece Sistema eSocial é tema de palestra na Unoesc
Graduação Extensão Joaçaba

Sistema eSocial é tema de palestra na Unoesc

Mais de 200 estudantes e profissionais da região de Joaçaba que cursam ou atuam em áreas como Ciências Contábeis, Administração e Direito se reuniram na última quarta-feira para assistir a uma palestra sobre o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, chamado de eSocial.  A palestra ocorreu no Auditório Afonso Dresch, da […]


Mais de 200 estudantes e profissionais da região de Joaçaba que cursam ou atuam em áreas como Ciências Contábeis, Administração e Direito se reuniram na última quarta-feira para assistir a uma palestra sobre o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, chamado de eSocial. 

A palestra ocorreu no Auditório Afonso Dresch, da Unoesc Joaçaba. Sua realização fez parte da programação da Semana de Profissionalização da Área das Ciências Sociais Aplicadas, e resultou de uma parceria entre a Unoesc, a Receita Federal, a Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense, o Sindilojas e o Sindicont, ambos de Joaçaba.

O palestrante foi o auditor da Receita Federal Eduardo Tanaka. Ele falou sobre o conceito, aspectos técnicos e dificuldades que o profissional pode encontrar na utilização do eSocial, sistema que ainda está sendo implantado no País para unificar e padronizar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados.

– [O eSocial] facilita a vida do empregador, que vai ter uma simplificação na prestação das informações. E facilita a vida do trabalhador, pois hoje muitas informações são inconsistentes quando chegam à base do INSS e isso prejudica o trabalhador na hora de buscar um benefício previdenciário – afirmou o auditor.

Conforme divulgado no portal do próprio eSocial, esse sistema faz parte de uma agenda de ações que buscam a modernização da gestão pública. Seus objetivos são viabilizar a garantia de direitos previdenciários e trabalhistas, simplificar o cumprimento de obrigações e aprimorar a qualidade de informações das relações de trabalho.

O desenvolvimento do eSocial envolveu a Caixa Econômica Federal, o Instituto Nacional do Seguro Social, a Receita Federal e os ministérios da Previdência Social e do Trabalho e Emprego. 

Semana da Profissionalização tem oficinas abertas à comunidade

A Semana da Profissionalização da ACSA ocorrerá entre os dias 19 e 21 de maio, com uma série de oficinas técnicas sobre ferramentas, novas tecnologias e mudanças de legislação. Parte dessa programação é aberta à comunidade, mediante inscrição e pagamento de uma taxa que vai de R$ 14 a R$ 38.

As oficinas com vagas abertas para a comunidade são sobre mídias sociais como ferramentas de Marketing, educação financeira pessoal, eSocial, simulações eletrônicas dos sistemas de emissão de nota fiscal, gestão de estoques e planejamento financeiro nas organizações. A carga horária de cada oficina varia entre 4 e 12 horas aulas. Serão ministradas à noite, na própria Unoesc, por professores da casa e profissionais que atuam em empresas da região.

Conforme a professora Tânia Durigon, coordenadora da Área das Ciências Sociais Aplicadas, os temas das oficinas foram definidos com o apoio de empresários da região e refletem necessidades observadas pelos próprios empresários no seu quadro de colaboradores.

A inscrição pode ser feita aqui.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.