Página inicial O que acontece Seminário apresenta resultados de pesquisas da área do Direito
Graduação Mestrado Joaçaba

Seminário apresenta resultados de pesquisas da área do Direito

JOAÇABA – Na última sexta-feira (29), o Curso de Direito da Unoesc Campus de Joaçaba promoveu o seu I Seminário de Pesquisa, evento em que foram apresentados os resultados preliminares de 12 trabalhos desenvolvidos por professores que integram os dois novos grupos de pesquisa da Unoesc na área do Direito: “Direitos Fundamentais Civis – Espaço Público […]

JOAÇABA – Na última sexta-feira (29), o Curso de Direito da Unoesc Campus de Joaçaba promoveu o seu I Seminário de Pesquisa, evento em que foram apresentados os resultados preliminares de 12 trabalhos desenvolvidos por professores que integram os dois novos grupos de pesquisa da Unoesc na área do Direito: “Direitos Fundamentais Civis – Espaço Público e Subjetividades” e “Direitos Fundamentais Sociais – Seguridade Social”.

O Seminário ocorreu no Auditório Jurídico do Campus. Iniciou no turno da manhã e foi concluído à noite. Teve a participação de estudantes de graduação e pós-graduação, além de professores e dirigentes da Unoesc, como o Reitor Aristides Cimadon (que integra o grupo de pesquisa que estuda os Direitos Fundamentais Sociais) e o Diretor de Graduação do Campus, Ricardo Marcelo de Menezes.

Conforme explica o professor Carlos Luiz Strapazzon, coordenador do grupo de pesquisa sobre Direitos Fundamentais Sociais, o seminário é reflexo de um programa de pesquisa implantado na Unoesc. Será realizado semestralmente não só em Joaçaba, mas em todos os Campi da Universidade, com o intuito de apresentar os resultados dos trabalhos desenvolvidos e de aprimorá-los por meio da discussão com a comunidade científica.

“É uma prática normal de uma Universidade que institucionaliza a pesquisa”, defende o professor, acrescentando que progressivamente esses eventos devem tornar-se ambientes críticos de discussão sobre os resultados apresentados.

Ele e o professor Gerson Luiz Carlos Branco, coordenador do grupo de pesquisa sobre Direitos Fundamentais Civis, informam ainda que, para complementar o trabalho desenvolvido em cada Campus, será realizado em junho um Seminário Nacional de Pesquisa e, no segundo semestre, um Seminário Internacional de Pesquisa. Ambos ocorrerão na Unidade de Chapecó, com o intuito de apresentar os projetos desenvolvidos na Unoesc e também em outras instituições de ensino.

Os trabalhos desenvolvidos na Unoesc e apresentados nos seminários também serão inscritos no XX Encontro Nacional do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito no Brasil (Conpedi), que será realizado em Belo Horizonte (MG), entre 22 e 25 de junho.

Linhas de pesquisa

As duas linhas de pesquisa citadas são novas na Unoesc e direcionam-se a uma problemática importante não só para a Universidade, mas para a comunidade externa. “Vamos tentar desenvolver uma série de estudos e pesquisas sobre como resolver os problemas concretos a partir da perspectiva dos direitos fundamentais”, afirma o professor Gerson, adiantando que se espera, com esses estudos, estimular a pesquisa e aumentar o volume de produção científica, para, assim, embasar a apresentação do projeto para criação de um Curso de Mestrado em Direito por parte da Unoesc.