Página inicial O que acontece Professoras do PPGEd prestigiam lançamento de livro de egresso do curso
Graduação Mestrado Joaçaba

Professoras do PPGEd prestigiam lançamento de livro de egresso do curso

No dia 14 de outubro, as professoras Dra. Maria de Lourdes Pinto de Almeida e Dra. Dilva Bertoldi Benvenutti, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd), da Unoesc Joaçaba, participaram do lançamento do livro “Avaliação: fonte dinamizadora na construção de conhecimentos”, fruto da dissertação de Mestrado do egresso Valmir Pinto, orientada pelo professor Roque Strieder. Além delas, marcaram presença no evento outros […]

No dia 14 de outubro, as professoras Dra. Maria de Lourdes Pinto de Almeida e Dra. Dilva Bertoldi Benvenutti, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd), da Unoesc Joaçaba, participaram do lançamento do livro “Avaliação: fonte dinamizadora na construção de conhecimentos”, fruto da dissertação de Mestrado do egresso Valmir Pinto, orientada pelo professor Roque Strieder. Além delas, marcaram presença no evento outros egressos do curso, o vice-prefeito, o Secretário de Educação, coordenadores pedagógicos, diretores, professores da Rede Municipal de Ensino de Flor do Sertão, município sede da escola em que foi aplicada a pesquisa.

Em sua fala, a professora Maria de Lourdes ressaltou a honra em participar do lançamento do livro e a importância da escrita e da pesquisa na vida do professor que atua na Educação Básica. Já a professora Dilva comentou sobre a avaliação da aprendizagem como busca de sentido.

— O livro apresenta relevância política, educacional e social e seu lançamento representa os quesitos do Ensino, Pesquisa e Extensão, onde os professores acompanham seus egressos até a divulgação do resultado do trabalho desenvolvido por um longo tempo na academia — afirmou a professora Dilva.

Os participantes do evento parabenizaram Valmir pelo lançamento do livro, destacando a contribuição do material para a rotina diária.

— A pesquisa realizada foi de grande importância, trazendo uma reflexão sobre o trabalho avaliativo aqui nos Anos Iniciais do Centro Educacional Padre Luis Muhl, em torno de sua complexidade, estratégias e recursos, da análise e revisão dos objetivos alcançados junto aos nossos estudantes — afirmou a diretora Rosineia Wroenki Dall Agnol.

— Termos um colega de profissão como o Valmir, Mestre em Educação e escritor de uma obra tão significativa para o chão da escola nos alegra muito, pois sabemos da importância que tem a práxis pedagógica, qual seja, fundamentar nossa prática com a teoria em uma relação de movimento e contradição no processo formativo do professor e do aluno. A avaliação pensada na perspectiva da complexidade tem nos auxiliado a realizar mudanças num contexto dialógico pensando em melhorar o ensino e, principalmente, a aprendizagem, visando um ser humano formado integralmente — destacou a professora Janete Schwertz.

— Esse livro indica a solução de muitas de nossas necessidades de professores na busca de melhores propostas para avaliar o educando que cada vez está sendo mais fragilizado pela nossa falta de conhecimento integral do aluno. Outros colegas também tiveram o sentimento de que este livro veio para abrir um horizonte na qualidade do ensino em nossa escola e mostrar uma nova alternativa de conduzir o processo educacional — finalizou a ex-professora de Valmir, Maria Lucia Freiberger.