Página inicial O que acontece Professor Aristides Cimadon palestra para alunos da Uniti
Graduação Extensão Tecnologia Joaçaba

Professor Aristides Cimadon palestra para alunos da Uniti

Na quarta-feira, 04, por algumas horas, o Professor Aristides Cimadon trocou a reitoria da Unoesc pelo palco do Auditório Afonso Dresch por um motivo muito especial: palestrar para os alunos da Universidade da Terceira Idade (Uniti) e que estavam iniciando as atividades do semestre na Unoesc Joaçaba. Participaram mais de 250 alunos, vindos das cidades […]

Na quarta-feira, 04, por algumas horas, o Professor Aristides Cimadon trocou a reitoria da Unoesc pelo palco do Auditório Afonso Dresch por um motivo muito especial: palestrar para os alunos da Universidade da Terceira Idade (Uniti) e que estavam iniciando as atividades do semestre na Unoesc Joaçaba. Participaram mais de 250 alunos, vindos das cidades de Joaçaba, Campos Novos, Vargem Bonita, Treze tílias, Abdon Batista, São José do Ouro de Cacique Doble/RS, e que fazem parte das turmas da Uniti Joaçaba e Campos Novos.

O tema escolhido para a palestra foi “Ética: uma virtude essencial à felicidade” e para tal, além de aspectos gerais do que é a ética, o professor Cimadon apresentou alguns problemas para que o público pudesse dar sua opinião e encontrasse soluções que julgavam ser éticas.

— A vida ética é a essência da felicidade humana. Aqueles que não vivem a ética sofrem consequências sobre a vida e, por isso é tão relevante conversarmos sobre esse tema, principalmente, nos dias atuais — afirmou.

Cimadon ressaltou ainda, que é desafiador conversar com um público que já tem muitas experiências de vida e que as contribuições que esses participantes fazem tornam um momento como a palestra em questão, muito gratificante.

Após a palestra os alunos participaram de um momento de confraternização no qual foi servido um lanche e depois puderam dançar e cantar com os músicos Fernando Spessatto e Norton Oliveira.

— Trouxemos alunos da Uniti Campos Novos para proporcionarmos a integração dos campi e fortalecermos ainda mais o projeto, que já é um sucesso. Aliás ainda temos vagas para novos participantes, os interessados podem ligar para o número 3551- 2173, falar com a Lucimara — explicou a coordenadora da Uniti Joaçaba, professora Márcia Restelatto.

A Universidade da terceira Idade começou suas atividades na Unoesc Joaçaba em 2013 e desde então já formou mais de 700 alunos. Podem participar pessoas com mais de 55 anos de idade e não é exigida escolaridade. De acordo com a Diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professora Jéssica Romeiro Mota, o projeto é voltado para a qualidade de vida e envelhecimento saudável de seus participantes.

— A Uniti estimula que os alunos estejam sempre ativos fisicamente, mentalmente e socialmente. A participação nas aulas proporciona que conheçam conteúdos novos, se divirtam, façam amigos e permite que possam também transmitir os saberes que possuem. Os dias de aulas na Unoesc com esses grupos são muito mais animados — destacou.