Página inicial O que acontece Pesquisa de Psicologia aponta aspectos positivos do envelhecimento rural em São Miguel do Oeste
Graduação Pesquisa São Miguel do Oeste

Pesquisa de Psicologia aponta aspectos positivos do envelhecimento rural em São Miguel do Oeste

A pesquisa do curso de Psicologia da Unoesc “Aspectos positivos do envelhecimento rural no município de São Miguel do Oeste” identificou os aspectos relacionados ao bem-estar psicológico com idosos residentes no ambiente rural. A pesquisa foi aplicada em sete comunidades rurais do município. Segundo a professora Amanda Angonese Sebben, o envelhecimento bem sucedido envolve tanto […]


A pesquisa do curso de Psicologia da Unoesc “Aspectos positivos do envelhecimento rural no município de São Miguel do Oeste” identificou os aspectos relacionados ao bem-estar psicológico com idosos residentes no ambiente rural. A pesquisa foi aplicada em sete comunidades rurais do município.

Segundo a professora Amanda Angonese Sebben, o envelhecimento bem sucedido envolve tanto sentimentos positivos quanto negativos, transformações físicas que precisam ser aceitas e perspectivas para o futuro.

—  Os aspectos positivos evidenciados nesta pesquisa se relacionam estreitamente com o modo de vida no ambiente rural, à manutenção do grupo de idosos e à capacidade de resiliência que o idoso apresenta. Muitas das histórias narradas apontaram um passado de muito trabalho físico, pouco conforto e quase nenhuma condição de instrução formal, mas, sobretudo, trouxe à tona a capacidade de e superarem dificuldades — detalha a professora.

O estudo foi premiado no 25º Seminário de Iniciação Científica, 12º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão e a 10ª Mostra Universitária (Siepe). Além disso, foi indicado para concorrer ao 17º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica na modalidade do PIBIC. Amanda ressalta que um dos diferenciais do estudo foi dar voz e ouvir as vozes das comunidades rurais, principalmente, focando nos aspectos positivos.

— A ideia da pesquisa era, justamente, olhar o que temos de bom com o envelhecimento e não apenas os aspectos negativos ou limitantes como vemos em grande parte das pesquisas realizadas, possibilitando maior visibilidade aos idosos que residem na área rural do município — avalia a professora Amanda Sebben.

A diplomada do curso de Psicologia, Caroline Kochenborger, também é uma das autoras do trabalho. Ela salienta que atuar como pesquisadora aprofunda o conhecimento prático, desenvolve o profissionalismo e é um diferencial na prática acadêmica.

—  A pesquisa nos leva a conhecer novas realidades, expande nossa concepção de mundo, contribuindo para a expansão do conhecimento e da empatia. Pesquisar é, antes de tudo, um ato apaixonante, que nos desafia em novos projetos e nos faz perceber nossas resistências e nossas identificações. É um processo de autoconhecimento, e um profissional que se percebe e se compreende se destaca — conclui a psicóloga.

 O estudo também contou com a colaboração da diplomada do curso de Psicologia, Marieli Alessio.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.