Página inicial O que acontece Palestra sobre jogos olímpicos abre Semana Acadêmica
Graduação Evento Videira

Palestra sobre jogos olímpicos abre Semana Acadêmica

O curso de Educação Física da Unoesc Videira deu início na segunda-feira, 20, à Semana Acadêmica com  palestra on-line, enfatizando os Jogos Olímpicos da Superação. O encontro foi ministrado pela odontóloga Christiane Dantas Leal,   que atualmente trabalha como consultora de processos de qualidade para organizações de saúde; e Sandra Kawasaki formada em Educação Física, gestora […]


O curso de Educação Física da Unoesc Videira deu início na segunda-feira, 20, à Semana Acadêmica com  palestra on-line, enfatizando os Jogos Olímpicos da Superação. O encontro foi ministrado pela odontóloga Christiane Dantas Leal,   que atualmente trabalha como consultora de processos de qualidade para organizações de saúde; e Sandra Kawasaki formada em Educação Física, gestora esportiva do  Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Em um evento de grande porte como as Olimpíadas, destaca Christiane Dantas, é preciso planejar a saúde dos competidores de forma diferenciada devido às inúmeras modalidades em disputa.

 “ Planejar e compor o atendimento médico, exige um planejamento muito grande. Cada modalidade tem um risco diferenciado. Além disso, tem a pandemia, em que não pode haver aglomeração de pessoas e se acontecer algo, não pode impactar negativamente na saúde da cidade-sede. Ainda, a maior parte das cidades tem normas e antes de realizar qualquer evento, você precisar verificar, fazer toda a burocracia  e compartilhar responsabilidades”, disse ela.

 Ela explicou ainda, que na Família Olímpica, ‘o cliente atleta’, tem a vida coberta pelo Comitê Olímpico, desde a hora que desce do avião, até o local da competição; e o desafio de 2021 foi planejar e organizar todos os detalhes em um ano comprometido pela pandemia com protocolos diversos.

 Por sua vez, Sandra Kawasaki relatou que, muitas vezes, teve dúvida quanto à realização dos jogos, e a certeza só veio quando o COB confirmou o evento e vieram desafios. No check-in no aeroporto, todos descreveram o voo, alojamento que ficariam, em qual cidade e com qual atleta, para caso de infecção, eles identificaram os envolvidos; e que todos os dias realizavam PCR da saliva e aferimento da temperatura de todos os atletas da delegação.

Contou para os participantes do evento que ficou emocionada na competição, onde mesmo sem torcida, os jogos acontecerem e as estrelas principais dos jogos, que são os atleta, puderam brilhar.

Professores e acadêmicos do curso ficaram encantados com toda vivência e conhecimento compartilhado durante a abertura da semana, que terá continuidade nesta quinta-feira, 24, com encontro de egressos do curso, os quais compartilharão suas vivências profissionais.

Sandra e Christine finalizaram a palestra destacando que devemos compartilhar nosso conhecimento e instigaram os acadêmicos a se inscreverem para  participar de eventos como voluntários, pois são portas que se abrem para novos trabalhos e  desafios.

 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.