Página inicial O que acontece NAF da Unoesc entrega prêmio para a Escola Santa Rita
Graduação Inserção Social São Miguel do Oeste

NAF da Unoesc entrega prêmio para a Escola Santa Rita

A Escola de Educação Básica Santa Rita, de São Miguel do Oeste, ficou em 2º lugar no Concurso estadual “Cidadão Cineasta Fiscal”, do Projeto de Educação Fiscal e Cidadania, desenvolvido pela Receita Federal, Curso de Ciências Contábeis da Unoesc e Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF), nas escolas públicas municipais e estaduais dos Municípios […]

A Escola de Educação Básica Santa Rita, de São Miguel do Oeste, ficou em 2º lugar no Concurso estadual “Cidadão Cineasta Fiscal”, do Projeto de Educação Fiscal e Cidadania, desenvolvido pela Receita Federal, Curso de Ciências Contábeis da Unoesc e Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF), nas escolas públicas municipais e estaduais dos Municípios de Campos Novos, Capinzal, Chapecó, Herval D’Oeste, Joaçaba, Luzerna, Maravilha, Pinhalzinho, São Miguel do Oeste, Videira, Xanxerê, Xaxim.

O projeto deste ano tinha como tema: “Aduana e seu papel na proteção do mercado nacional” e envolveu os alunos da 2ª série do ensino médio que precisaram apresentar um vídeo autoral de até 3 minutos inerentes ao tema. O Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Unoesc São Miguel do Oeste, Valmir Roque Sott, explica que pela classificação, a Escola do Bairro Santa Rita ganhou uma TV 24 polegadas e cada integrante da equipe – alunos e o coordenador – , ganhou um celular. A entrega ocorreu nesta quarta-feira (26).

O professor de Língua Estrangeira Inglês da EEB Santa Rita, Kevin Mateus Ledur, foi quem orientou os alunos nesse projeto. Ele destaca que a ação promoveu a inclusão de um assunto que dificilmente seria abordado em sala de aula.

— Esse projeto foi uma oportunidade de conhecer mais sobre a Aduana e seu papel na proteção do mercado nacional. Por meio do vídeo, os alunos puderam se expressar e apresentar sua forma singular de ser, agir, sentir e pensar, mostrando a realidade de cada um e podendo auxiliar na autonomia e no processo de ensino-aprendizagem. A premiação foi um mérito todo deles, pois estudaram o tema, debateram e chegaram a uma conclusão para realização do vídeo, sendo assim, foi possível avaliar os seus desenvolvimentos, tais como: trabalho em equipe, empatia, respeito, cultura digital, oralidade e ética — celebra Ledur.

A diretora da escola, Dérian Naue Teixeira, reforça que a classificação da equipe foi comemorada por toda a comunidade escolar.

— O título fez com que os alunos se sintam valorizados. Eles saíram da zona de conforto e levaram o nome da escola para o Nível Estadual. Pode-se perceber que os alunos estão realizando as atividades com maior dedicação, entusiasmo e mais participativos. Desta forma, os nossos alunos nos dão muito orgulho todos os dias, defendendo e vestindo a camisa de nossa escola — finaliza Dérian.