Página inicial O que acontece Medicina Veterinária em Campos Novos inicia em 2015
Graduação Vestibular Campos Novos

Medicina Veterinária em Campos Novos inicia em 2015

O curso de Medicina Veterinária é a novidade da Unoesc Campos Novos para 2015. Serão 35 vagas semestrais com ingresso da primeira turma pelo vestibular de verão, cujas inscrições abrem no dia 15 de setembro.  Considerado um grande avanço na área do ensino superior para a região, o curso de Medicina Veterinária irá incrementar a […]

O curso de Medicina Veterinária é a novidade da Unoesc Campos Novos para 2015. Serão 35 vagas semestrais com ingresso da primeira turma pelo vestibular de verão, cujas inscrições abrem no dia 15 de setembro.  Considerado um grande avanço na área do ensino superior para a região, o curso de Medicina Veterinária irá incrementar a formação de profissionais para atender, principalmente, as múltiplas necessidades e o constante crescimento do setor agropecuário no Meio-Oeste do estado. Mas a área de atuação é mais abrangente, e vai desde o cuidado de animais de grande porte até os pequenos pets.

É a partir desse cenário promissor que se materializa o objetivo geral do curso: formar profissionais para atuarem nas áreas de saúde e bem-estar animal, produção animal, além de interferir positivamente em aspectos da saúde humana, ambiental e na produção de alimentos saudáveis. Com atividades de inspeção sanitária e higiene de produtos de origem animal entre as possibilidades de atuação, o médico veterinário contribui também para o bem-estar humano.

De acordo com o diretor geral da Unoesc Campos Novos, professor Diego Gadler, para atender aos objetivos, a Universidade centrou esforços, principalmente, na estruturação do corpo docente e infraestrutura, aproveitando a orientação pedagógica do curso de Medicina Veterinária de Xanxerê, implantado em 2002 e que figura entre os mais concorridos da Unoesc, e de São Miguel do Oeste, onde também é oferecido desde o início deste ano.

— Os primeiros alunos do curso em Campos Novos encontrarão um ambiente ideal para a prática acadêmica, com professores capacitados e infraestrutura completa para atender os padrões de qualidade de ensino da Unoesc — garante o diretor.

o curso

Uma das características do curso é a integração entre conteúdos teóricos e práticos desde as primeiras fases. Para o coordenador do curso, professor Cesar Augustus Winck, essa dinâmica de ensino garante uma formação próxima da realidade que o futuro profissional irá enfrentar no seu dia-a-dia.

— Atividades práticas serão desenvolvidas nos laboratórios da Universidade como, anatomia animal, histologia e microbiologia e também no hospital veterinário. Além de visitas técnicas em agroindústrias e viagens, fora da Universidade realizamos atividades em fazendas e propriedades rurais parceiras.

Ao falar sobre as oportunidades profissionais para quem escolher a profissão, o coordenador revela todo o seu otimismo.

— Como o agronegócio é um dos principais motores da economia brasileira, especialmente de Santa Catarina, que produz alimentos para o país e para o mundo, os cursos voltados à agropecuária e a produção agroindustrial se destacam frente às demandas desse setor produtivo. Isso é mais evidente em Campos Novos, cidade conhecida como “celeiro catarinense”, mas com demanda reprimida por profissionais na área — enfatiza.

Para o coordenador, a implantação do curso em Campos Novos não deve ser analisada de maneira específica. Segundo ele, o entendimento fica mais interessante a partir da relação que se estabelece com o curso de Agronomia, também oferecido na cidade.

— Campos Novos passa a ser um polo educacional das ciências agrárias e de formação profissional para o mercado agroindustrial.

FORMAÇÃO

A formação em Medicina Veterinária começa com quatro semestres de disciplinas introdutórias — que englobam da anatomia à fisiologia de diversas espécies. A partir do 5º semestre iniciam as disciplinas mais específicas, como é o caso da Clínica Cirúrgica, Diagnóstico por Imagem, Suinocultura, entre outras. Geralmente, é nessa etapa do curso que o aluno define a área em que vai trabalhar como veterinário. Nas últimas fases da graduação, é obrigatório fazer estágio.

ATUAÇÃO PROFISSIONAL

O médico veterinário formado pela Unoesc poderá trabalhar em diferentes áreas, entre as quais clínica médica e cirúrgica de grandes e pequenos animais, com oportunidades de trabalho tanto em fazendas quanto em pet shops, além de empresas e laboratórios envolvidos com produção e melhoramento animal, inspeção e tecnologia de produtos de origem animal, saúde pública, proteção ambiental, bem-estar animal, gestão rural bem como nas áreas de docência, pesquisa e extensão.