Página inicial O que acontece Jornada Empreendedora Juvenil premia ideias inovadoras
Graduação Evento São Miguel do Oeste

Jornada Empreendedora Juvenil premia ideias inovadoras

A última etapa do Projeto Jornada Empreendedora Juvenil, de São Miguel do Oeste, foi realizada nesta quinta-feira (20), no Centro Cultural da Unoesc. O projeto, que nasceu do empenho das instituições Unoesc, Prefeitura Municipal, Citeosc e Acismo, foi executado ao longo do ano, com recurso da Fapesc e com apoio de empresários e entidades locais. […]

A última etapa do Projeto Jornada Empreendedora Juvenil, de São Miguel do Oeste, foi realizada nesta quinta-feira (20), no Centro Cultural da Unoesc. O projeto, que nasceu do empenho das instituições Unoesc, Prefeitura Municipal, Citeosc e Acismo, foi executado ao longo do ano, com recurso da Fapesc e com apoio de empresários e entidades locais. A jornada foi uma imersão em metodologias ágeis, para geração de ideias de negócios, a partir de problemas locais. Nessa etapa de execução, 80 alunos da rede municipal e estadual se inscreveram para participar e foram recepcionados por mais de 15 profissionais (professores, empresários e mentores) e conduzidos à formação de equipes.

De acordo com a professora e coordenadora do projeto, Elis Regina Mulinari Zanin, durante a manhã os alunos puderam acompanhar as palestras sobre “Como identificar Problemas” e “Como validar problemas”. Já no período da tarde, as equipes desenvolveram a solução para o problema, identificado com acompanhamento de mais de 10 mentores. Após foi realizado um treinamento sobre “Ideação e Apresentação da ideia em Pitch”. Ao final da tarde, cada equipe defendeu sua ideia em banca, e as melhores foram premiadas. A banca avaliadora contou com a presença de três empresários locais, e os vencedores ganharam mentorias para ampliarem seus conhecimentos.

— O projeto, que nasceu do entusiasmo de um grupo de pessoas que acreditam no potencial da nossa região, agora tomou forma. Foram mais de 3.000 alunos impactados com as oficinas e palestras da Jornada Empreendedora. O dia 20 de outubro é um misto de satisfação por fazer parte e um sentimento de dever cumprido. Agradeço a equipe do projeto que não mediu esforços para fazer acontecer e para garantir que o planejamento fosse executado com maestria. Agradeço aos profissionais que executaram as etapas de sensibilização e capacitação dos jovens, bem como, os profissionais que conduziram a etapa final. Nosso desejo é que esse seja apenas um embrião e que, a partir dele, tenhamos jovens determinados a melhorar a realidade — celebra Elis.

O parceiro do evento, Luis Alberto Schoegele, salienta que a Jornada incentivou os jovens na busca de conhecimento.

— O Projeto vem ao encontro das necessidades empreendedoras da nossa região, ações desse cunho contribuem para uma melhora na qualidade de vida dos jovens — enfatiza Schoegele.

Alexandre Cabral, oficial Gestor Escolar da Escola Cívico-Militar Professor Jaldyr Bhering Faustino da Silva, destacou que o trabalho realizado pela Unoesc faz com que o jovem aluno, futuro empreendedor, fortaleça seus conhecimentos.

— Desta forma pode desenvolver ideias e projetos que têm aplicabilidades reais de serem implementadas nos mais diversos setores da sociedade com o escopo de melhorar o ambiente em que vive em prol das pessoas e sustentabilidade ambiental. Atividades como essas produzem o conhecimento e o crescimento de uma região — reforça Cabral.

A equipe vencedora da Jornada apresentou a proposta para criação de um aplicativo de moda. A aluna do Colégio JMJ, Leticia Bitencorte, foi quem apresentou o Pitch da equipe para o público. Sem esconder a emoção da conquista, ela reforçou a importância da participação.

— Saio da Jornada muito feliz. O evento nos auxiliou a ver os problemas de forma prática e fácil. Apresentamos a ideia do aplicativo para solucionar o dia a dia das pessoas. Eu gosto muito de moda então seria um aplicativo viável de ser implantado – comemora Leticia.