Página inicial O que acontece Estudantes da Unoesc Chapecó realizam atividade prática de Libras em pizzaria
Graduação Acessibilidade Chapecó

Estudantes da Unoesc Chapecó realizam atividade prática de Libras em pizzaria

Todo mundo gosta de ser bem atendido quando precisa de algum serviço e isso inclui ser compreendido pela pessoa que está prestando o atendimento. Mas será que todas as pessoas conseguem ser compreendidas quando precisam fazer um pedido a alguém. Imagine a situação de uma pessoa com deficiência auditiva que vai a um restaurante e […]

Todo mundo gosta de ser bem atendido quando precisa de algum serviço e isso inclui ser compreendido pela pessoa que está prestando o atendimento. Mas será que todas as pessoas conseguem ser compreendidas quando precisam fazer um pedido a alguém. Imagine a situação de uma pessoa com deficiência auditiva que vai a um restaurante e precisa se comunicar com o garçom. Pode não ser uma tarefa fácil, se a pessoa que estiver do outro lado não conseguir compreendê-la.

Para estimular o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais, a professora do componente curricular Libras e intérprete da Unoesc Chapecó, Marineiva Moro de Oliveira, propôs uma atividade diferenciada aos acadêmicos dos cursos de Educação Física, Ciências Contábeis e Administração.

Eles foram a uma pizzaria e deveriam se comunicar, entre eles, com a professora e com os atendentes, apenas por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

De acordo com a professora a atividade proporciona a aprendizagem prática da Libras e desperta o interesse dos estudantes em conhecer mais da cultura surda.

— A sensação de não ser entendido, acaba aproximando o ouvinte do cotidiano do surdo — comenta.

A professora ressalta que a sociedade ainda não está preparada para atender os surdos e, por isso, existe a necessidade de desenvolver ações e espaços que promovam esse aprendizado.

Para a estudante do curso de Educação Física, Adriana Regina, cursar a disciplina de Libras foi muito interessante e estimulador.

— Os questionamentos da professora e a maneira que as aulas foram conduzidas nos desafiaram a nos inserir em outra cultura — disse.