Página inicial O que acontece Estudante e empresários desenvolvem equipamento para auxiliar a qualidade leiteira
Graduação Pesquisa Videira

O acadêmico Pedro Cachinski Tissot, da 6ª fase do curso de Farmácia da Unoesc Videira, juntamente com outros profissionais de áreas afins, e a orientação técnica do Programa Nascer, realizado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc) e Sebrae-SC, desenvolveram equipamento que realiza controle da qualidade leiteira. Natural de Videira, cidade onde mora e […]

Natural de Videira, cidade onde mora e trabalha, o estudante e empresário Pedro Cachinski Tissot conta que a ideia de criar o equipamento surgiu no Hackathon Agro, realizado no final de 2019, pelo no Instituto Federal Catarinense (IFC) e pela Prefeitura de Videira, através do Centro de Inovação, em parceria com entidades e empresas privadas.

— A proposta era formarmos grupos e solucionarmos tecnologicamente os principais problemas que são enfrentados hoje no Agronegócio regional. Após a participação no Hackathon Agro, participamos do programa NaSCer – uma parceria da FAPESC, Cocreation Lab e Centro de Inovações Videira – onde de fato, desenvolvemos a ideia — ressalta.

Pedro explica ainda que o mecanismo é embutido diretamente na ordenhadeira e possibilita um diagnóstico precoce de mastite subclínica, podendo assim, realizar um tratamento mais efetivo da doença, que compromete a saúde dos animais e a produtividade, um dos maiores desafios dos produtores de leite de Santa Catarina.

— O controle de qualidade leiteira criado pela empresa emite um alerta sobre a inflamação, mesmo antes de qualquer sintoma, o que evita prejuízos maiores. Além disso, é mais prático do que um equipamento de bancada, usado atualmente para detectar a doença, por permitir testes diários durante a ordenha — explicou.

O produto se encontra em fase de desenvolvimento, pretendendo após intenso processo de testagem e controle de qualidade, estar disponível para os produtores de leite e demais interessados, até o final de 2021.

A empresa

Além do acadêmico do curso de Farmácia da Unoesc Videira, que exerce atualmente, a função de sócio-proprietário, atuando na pesquisa de mercado e marketing, a empresa é composta também pelos sócios-proprietários, médico veterinário Maurício Eduardo Mezaroba, responsável Técnico; Maribel Emília Gaio, farmacêutica bioquímica e gestora administrativa e de pessoas, e Tasiana Rodrigues Guimarães Heemann, egressa do curso de Ciência da Computação da Unoesc Videira, que atua com tecnologia da informação e planejamento estratégico da empresa.

— Somos uma equipe de profissionais engajados que compartilhamos do mesmo nível de dedicação e interesse, atuamos juntos no desenvolvimento de tecnologia e novos produtos — assegura Tissot.

Curso de Farmácia

O acadêmico Pedro Cachinski Tissot garante ainda, que  cursar Farmácia ajuda sobremaneira na execução do projeto, visto que sempre tem um pouco de cada matéria, ou até mesmo um detalhe que já foi estudado ou visto no desenvolvimento da tecnologia, além da troca de conhecimento com professores.

Sobre a mastite

A mastite é uma inflamação de diversas causas, a mais comum é por bactéria, comprometendo a saúde do animal e a qualidade do leite. Em estágio avançado, os sintomas são visíveis. Porém, há muitos casos em que não há nenhum sinal, apenas a queda na produção, tornando difícil o diagnóstico.

Segundo pesquisa realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o impacto da doença na agroindústria catarinense representa a perda de 5,6 a 8,8 milhões de litros de leite por ano.