Notícias São Miguel do Oeste Diplomados

Diplomado do curso de Enfermagem da Unoesc é aprovado para cursar residência em Cardiologia

Por: Karine Bender
imprensa.smo@unoesc.edu.br
20 de Maio de 2022

O diplomado do curso de Enfermagem da Unoesc São Miguel do Oeste, Fernando Kossmann, foi aprovado no processo seletivo para cursar Residência Multiprofissional em Cardiologia no Hospital de Clínicas e nas Unidades Básicas de Saúde de Passo Fundo (RS).  Nesse último seletivo, foram 600 candidatos inscritos e apenas quatro vagas para enfermeiros.

Fernando conta que o processo seletivo foi dividido nas seguintes etapas: prova teórica de caráter eliminatório e classificatório e entrevista com arguição de memorial descritivo com análise do currículo.

— O curso de Enfermagem da Unoesc foi de extrema importância na minha aprovação, já que me preparou de forma técnica e cientifica, disponibilizando materiais e atualizações dentro da área, seguindo os avanços tecnológicos. O curso também prepara o acadêmico para prestar concursos, estimula aos estudos e dá orientações e o amparo necessário, mesmo após a conclusão da graduação — ressalta o enfermeiro.

A Residência em Cardiologia possui duração de dois anos e uma carga horária semanal de 60 horas, das quais 48 horas são destinadas à pratica e 12 horas para estudo teórico.

— A residência proporciona ao enfermeiro o acesso a um conjunto de atividades que articulam os conhecimentos referentes à pesquisa, à assistência, à extensão e ao ensino da Enfermagem, qualificando-o como um profissional crítico e inserido no debate sobre o desenvolvimento técnico-científico — afirma Fernando.

Segundo a coordenadora de Enfermagem da Unoesc São Miguel do Oeste, professora Ana Maria Martins Moser, as residências buscam promover aos residentes o desenvolvimento de competências para responder às necessidades e demandas de saúde da população em situações concretas.

— Ter nossos diplomados aprovados em programas de residência confirma que estamos no caminho certo na formação profissional. O curso de Enfermagem alia a capacitação prática com uma sólida formação científica. As aulas práticas em laboratórios e as atividades práticas de campo são oferecidas desde as primeiras fases — destaca a coordenadora.

O curso de Enfermagem da Unoesc oferece aulas práticas nos seguintes laboratórios: Anatomia Humana, Biologia Molecular, Patologia, Histologia, Laboratório de Habilidades e de Informática. Além disso, são realizadas aulas práticas em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas diversas especialidades no ambiente hospitalar: pediatria, maternidade, clínica-médica, clínica-cirúrgica, centro-cirúrgico, central de materiais esterilizados, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e pronto socorro.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.