Página inicial O que acontece Diplomada da Unoesc conta como é seu dia a dia como agrônoma da Fecoagro
Graduação Diplomados Maravilha

Diplomada da Unoesc conta como é seu dia a dia como agrônoma da Fecoagro

A diplomada do curso de Agronomia da Unoesc Maravilha, Katiussa Cipriani, atua na indústria de fertilizantes da Fecoagro em São Francisco do Sul (SC). Atualmente, ela é responsável técnica perante o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); faz a gestão da área de qualidade dos fertilizantes, do laboratório físico-químico e da área de meio ambiente. […]

A diplomada do curso de Agronomia da Unoesc Maravilha, Katiussa Cipriani, atua na indústria de fertilizantes da Fecoagro em São Francisco do Sul (SC). Atualmente, ela é responsável técnica perante o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); faz a gestão da área de qualidade dos fertilizantes, do laboratório físico-químico e da área de meio ambiente. Além disso, auxilia o setor comercial em treinamentos e realiza a busca por novas tecnologias.

Katiussa conta que o mercado de trabalho para o agrônomo é amplo.

— Nossa gama de atuação é diversa. Assim, o profissional precisa conhecer o seu perfil. Atualmente, estou onde sempre quis estar: em uma área que alinha a teoria e a prática, que me conecta com os desafios e, ao mesmo tempo, requer que eu siga uma legislação — conta a diplomada.

A escolha pelo curso de Agronomia da Unoesc e o Intercâmbio

Formada em Gestão Ambiental, Katiussa viu no curso de Agronomia da Unoesc Maravilha a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos e ter uma mudança no seu perfil profissional. Durante a graduação, realizou projetos de pesquisa, monitoria nos laboratórios da Universidade e encarou o desafio de fazer intercâmbio. Katiussa realizou estágio no Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) em Portugal.

Ela relata que buscou competências importantes para a carreira profissional, tais como: adaptabilidade, resolução de problemas, tolerância e tomada de decisões.

— O intercâmbio me ajudou em áreas como programação financeira; planejamento estratégico; a buscar por soluções nos obstáculos do dia a dia; a ser independente e resiliente. A cada dia que passava, eu me sentia capaz de realizar tudo o que eu me propusesse a fazer. Essa experiência abriu espaço para mim no mercado de trabalho — destaca a agrônoma.

Katiussa diz que o mercado está precisando de profissionais que busquem o desenvolvimento do agronegócio. Ela deixa uma mensagem aos futuros agrônomos.

— Não desistam. Comecem pela base e construam uma carreira baseada em bons princípios e, principalmente, na ética profissional. O mundo, os agricultores precisam do nosso auxílio. Juramos exercer a profissão com consciência e responsabilidade, respeitando a harmonia entre homem e natureza e buscando uma agricultura socialmente justa e sustentável. Essa foi a minha melhor escolha e faria quantas vezes fosse necessária — conclui a diplomada.

Mercado de Trabalho

A necessidade de ampliar as fronteiras agrícolas do Brasil traz inúmeras oportunidades para os profissionais da Agronomia. Segundo o coordenador do curso, doutor Alceu Cericato, o profissional pode atuar em empresas ligadas à extensão rural e  à pesquisa. Na iniciativa privada, pode trabalhar com a venda de insumos e assistência técnica, na transformação de produtos agropecuários, no manejo e na alimentação animal. As áreas de topografia, licenciamento ambiental, auditorias, vistorias de perícias e elaboração de laudos técnicos, também oferecem oportunidades ao agrônomo.

O curso de Agronomia da Unoesc Maravilha se destaca pela infraestrutura e pelo corpo docente.

— Temos laboratórios modernos e uma área demonstrativa e experimental que permite uma boa interação dos acadêmicos com a teoria e a prática. Nossos professores são mestres e doutores. Nossos acadêmicos são batalhadores, trabalham durante o dia em áreas afins e, à noite, vão para a Universidade para aprimorar os conhecimentos. Por conta de tudo isso, o curso tem alcançado conceito quatro no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), em uma escala de um a cinco, e está entre os melhores do Brasil — conclui o coordenador, doutor Alceu Cericato.