Notícias Videira Fórum

Curso de Psicologia promove debate sobre luto e perdas decorrentes da Covid-19

Por: João Luiz Bariviera
joao.bariviera@unoesc.edu.br
20 de Abril de 2021

No dia 15 de abril, o curso de Psicologia da Unoesc Videira realizou o  XI  Ciclo de Debates em Psicologia, trazendo o tema do processo de luto e perdas decorrentes da Covid-19. O evento contou com a participação de profissionais de áreas distintas. A psicóloga Cristiane Corso, o médico Carlos Wink e o sacerdote católico José Vicente Omena participaram do encontro relatando suas experiências. O encontro foi mediado pelo professor PhD. Giancarlo de Aguiar.  

A psicóloga Cristiane Corso, especialista em luto, abordou na sua comunicação, as bases conceituais e a sua experiência prática da Psicologia no tratamento do luto.  O médico Carlos Wink, legista e especialista em Ginecologia e Obstetrícia, proferiu  comunicação sobre a experiência médica do luto nesse período de pandemia da Covid-19. O Pe. José Vicente Omena, mestre em Teologia, discorreu acerca do luto no ponto de vista da Teologia e da Religião.

Cristiane trouxe para a discussão as temáticas voltadas à perda do sujeito desejado, o luto enquanto privação de liberdade, bem como as etapas do luto vivenciadas: negação, raiva, tristeza e aceitação, concluindo a importância da ressignificação dos momentos de vida para a superação do luto.  Já o médico Carlos Wink relatou sua experiência clínica no contexto hospitalar neste período, abordando, dentre outros aspectos, o problema da falta da despedida, a existência de um luto coletivo e antecipatório, além da presença de medo e pânico na população.  Por fim, o padre José Vicente buscou trabalhar a importância de viver a fé na prática com a esperança e virtudes que possam superar esse momento, com a visita pastoral e acompanhamento da aflição da comunidade, podendo levar uma palavra de conforto, escuta e aconselhamento nos momentos mais difíceis.

Para o debatedor do ciclo, prof. dr. Giancarlo de Aguiar, o luto é visto como uma resposta mental a qualquer despedida significativa, normalmente acompanhada pela perda de interesse em relação ao mundo exterior, preocupação com as memórias do sujeito perdido e diminuição da capacidade de investir em outras relacões.

Já, o coordenador do curso, prof. Dr. Adriano Schlösser, aponta que o tema do ciclo é crucial para instrumentalizar os acadêmicos no manejo das constantes situações de luto vivenciadas pela população.

O ciclo de debates da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc Videira – ocorre todos os anos com temas contemporâneos diante de comunicações de profissionais e professores da área interdisciplinar no panorama contemporâneo. Este ano, ainda, devido à pandemia, o evento foi realizado em formato de webconferência.

 

 

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.