Página inicial O que acontece Curso de Psicologia promove debate sobre luto e perdas decorrentes da Covid-19
Graduação Fórum Videira

Curso de Psicologia promove debate sobre luto e perdas decorrentes da Covid-19

No dia 15 de abril, o curso de Psicologia da Unoesc Videira realizou o  XI  Ciclo de Debates em Psicologia, trazendo o tema do processo de luto e perdas decorrentes da Covid-19. O evento contou com a participação de profissionais de áreas distintas. A psicóloga Cristiane Corso, o médico Carlos Wink e o sacerdote católico […]


No dia 15 de abril, o curso de Psicologia da Unoesc Videira realizou o  XI  Ciclo de Debates em Psicologia, trazendo o tema do processo de luto e perdas decorrentes da Covid-19. O evento contou com a participação de profissionais de áreas distintas. A psicóloga Cristiane Corso, o médico Carlos Wink e o sacerdote católico José Vicente Omena participaram do encontro relatando suas experiências. O encontro foi mediado pelo professor PhD. Giancarlo de Aguiar.  

A psicóloga Cristiane Corso, especialista em luto, abordou na sua comunicação, as bases conceituais e a sua experiência prática da Psicologia no tratamento do luto.  O médico Carlos Wink, legista e especialista em Ginecologia e Obstetrícia, proferiu  comunicação sobre a experiência médica do luto nesse período de pandemia da Covid-19. O Pe. José Vicente Omena, mestre em Teologia, discorreu acerca do luto no ponto de vista da Teologia e da Religião.

Cristiane trouxe para a discussão as temáticas voltadas à perda do sujeito desejado, o luto enquanto privação de liberdade, bem como as etapas do luto vivenciadas: negação, raiva, tristeza e aceitação, concluindo a importância da ressignificação dos momentos de vida para a superação do luto.  Já o médico Carlos Wink relatou sua experiência clínica no contexto hospitalar neste período, abordando, dentre outros aspectos, o problema da falta da despedida, a existência de um luto coletivo e antecipatório, além da presença de medo e pânico na população.  Por fim, o padre José Vicente buscou trabalhar a importância de viver a fé na prática com a esperança e virtudes que possam superar esse momento, com a visita pastoral e acompanhamento da aflição da comunidade, podendo levar uma palavra de conforto, escuta e aconselhamento nos momentos mais difíceis.

Para o debatedor do ciclo, prof. dr. Giancarlo de Aguiar, o luto é visto como uma resposta mental a qualquer despedida significativa, normalmente acompanhada pela perda de interesse em relação ao mundo exterior, preocupação com as memórias do sujeito perdido e diminuição da capacidade de investir em outras relacões.

Já, o coordenador do curso, prof. Dr. Adriano Schlösser, aponta que o tema do ciclo é crucial para instrumentalizar os acadêmicos no manejo das constantes situações de luto vivenciadas pela população.

O ciclo de debates da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc Videira – ocorre todos os anos com temas contemporâneos diante de comunicações de profissionais e professores da área interdisciplinar no panorama contemporâneo. Este ano, ainda, devido à pandemia, o evento foi realizado em formato de webconferência.

 

 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.