Página inicial O que acontece Curso de Medicina Veterinária realiza controle epidemiológico em animais de comunidades indígenas
Graduação Extensão Xanxerê

A Unoesc Xanxerê, por meio do curso de Medicina Veterinária, em parceria com a Administração Municipal de Ipuaçu, está desenvolvendo um projeto de levantamento e controle epidemiológico de parasitoses e zoonoses em animais de companhia na Terra Indígena Xapecó. O projeto de pesquisa, coordenado pela professora do curso de Medicina Veterinária, Thaiza Savaris, tem o […]

O projeto de pesquisa, coordenado pela professora do curso de Medicina Veterinária, Thaiza Savaris, tem o propósito de realizar um levantamento epidemiológico das parasitoses e potencial zoonótico dessas doenças, pois muitas doenças parasitárias são transmitidas dos animais aos humanos. Associado, está o projeto de Extensão Comunitária do curso de Medicina Veterinária que visa levar informação, conhecimento e serviço de diagnóstico veterinário à comunidade, além de integrar os alunos aos problemas sociais existentes no local.

O projeto partiu da necessidade de levar informação e cuidados à população indígena em relação aos seus animais, devido às condições em que vivem e circulam. A ação está sendo aplicada na Terra Indígena Xapecó onde há grande concentração de animais, caninos e felinos, em situação de vulnerabilidade ou de abandono, o que constitui um sério problema de saúde pública.

A fim de intensificar as ações, a Administração Municipal mobilizou funcionários e agentes de saúde para acompanhar os trabalhos e forneceu toda a medicação antiparasitária que está sendo utilizada. As equipes estão visitando as casas individualmente, conversando com as famílias, coletando material para a pesquisa e, na sequência, realizam a administração de vermífugos e outros medicamentos, quando há necessidade, para toda a população de caninos e felinos.

A primeira etapa do trabalho foi realizada na comunidade Pinhalzinho, onde foram desverminados 470 animais, entre cães e gatos. Agora os trabalhos se concentram na sede da Terra indígena, onde já foram desverminados mais de 500 animais. Além disso, medicação para sarna e outros atendimentos clínicos veterinários estão sendo realizados, conforme necessidade. O objetivo é atender a todas as comunidades que fazem parte da Terra indígena Xapecó.

A professora Thaiza, comenta sobre a satisfação em executar o projeto.

— Esse trabalho é a realização de um sonho único e genuíno de fazer medicina veterinária nos locais mais necessitados. E graças ao apoio da Prefeitura de Ipuaçu, este projeto, tão necessário e tão bonito, está se tornando realidade. Nós, como instituição de ensino da área de Medicina veterinária, temos um papel fundamental no desenvolvimento de ações voltadas para o bem comum da sociedade e dos animais, aliando a formação ética e humana de nossos alunos — destaca Thaiza.

Para a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Unoesc Xanxerê, o projeto mostra o caráter comunitário da Instituição.

*Com informações da Ascom da Prefeitura de Ipuaçu.