Página inicial O que acontece Curso de Engenharia Civil da Unoesc Chapecó realiza desafio de pontes com palitos de picolé
Graduação Aulas Chapecó

A realização de atividades práticas é um dos pilares do curso de Engenharia Civil da Unoesc Chapecó, cujo processo de ensino-aprendizagem, pautado no desenvolvimento de competências, possui o viés de imersão dos estudantes em situações análogas àquelas que poderão ser vivenciadas em sua futura atuação profissional. No segundo semestre de 2022, o colegiado do curso […]

No segundo semestre de 2022, o colegiado do curso promoveu o “Desafio de Protótipos de Pontes em Escala Reduzida: edição 2022 – Pontes de Palitos de Picolé”, uma competição na qual os participantes trabalharam no projeto e na execução de pontes, em escala reduzida, com palitos de picolé e cola. Os professores Bruno Tasca de Linhares, Crisleine Zottis dos Reis, Gabriela Ceccon Carlesso Grando, Jean Marcos Detofeno Tonello, Marcel Tomas Grando e Vanuza Lorenzet Bonetti fizeram parte da equipe organizadora do desafio.

Participaram da atividade acadêmicos de diferentes fases do curso e também estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica São Francisco. Na fase preparatória do desafio, antes da execução dos protótipos, os estudantes participaram de capacitações sobre estruturas de pontes e sobre o emprego de um software para análise estrutural, ministradas, respectivamente, pelos professores Bruno Tasca de Linhares e Marcel Tomas Grando.

As pontes de palitos de picolé, construídas pelas equipes, foram, posteriormente, rompidas e avaliadas de acordo com três critérios: carga de ruptura, economia de material e estética. As equipes classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugares receberam premiações da Unoesc e da Terramax Obras – empresa parceira do curso na realização de diferentes ações de ensino e aprendizagem.

— O projeto trouxe um grande aprendizado. Ter um tempo estabelecido para a construção do protótipo da ponte foi bastante desafiador, mostrando a nossa capacidade para a realização de trabalho em equipe, a disciplina e a responsabilidade. Projetos de extensão como este, propostos pela Unoesc, são fundamentais para que os acadêmicos possam aliar a teoria da sala de aula com a prática do dia a dia — ressalta a acadêmica da quarta fase, Karine Bianca Ebeling.

— A experiência do desafio de pontes fez com que os estudantes explorassem rotinas análogas àquelas que fazem parte do dia a dia do engenheiro civil, embora em escala reduzida, tais como: o desenvolvimento de projetos, a execução de obras, o gerenciamento de equipes de trabalho e de cronogramas. Esse é apenas um dos exemplos das atividades que realizamos no curso, sempre em busca do preparo dos nossos acadêmicos para as demandas do mercado de trabalho — enaltece a professora Gabriela Ceccon Carlesso Grando, coordenadora do curso de Engenharia Civil da Unoesc Chapecó.

*Texto: Coordenação Engenharia Civil