Página inicial O que acontece Curso de Direito da Unoesc Pinhalzinho conquista conceito quatro no MEC
Graduação Pinhalzinho

Curso de Direito da Unoesc Pinhalzinho conquista conceito quatro no MEC

O curso de Direito da Unoesc Pinhalzinho conquistou conceito quatro, numa escala de um a cinco, na avaliação in loco do Ministério da Educação (MEC). Segundo a diretora de Graduação, professora Marilene Stertz, o conceito mostra que a Unoesc está presente na comunidade regional e cumpre o papel social que lhe cabe. De acordo com […]

De acordo com a coordenadora, professora Fernanda Trentin, o conceito quatro reflete a qualidade do ensino e a preocupação da Unoesc com a estrutura, o corpo docente, além do incentivo dado aos cursos de extensão e aos projetos que atendem às necessidades da região.

— O curso possui professores capacitados, muitos deles formados pela própria instituição, o que denota a preocupação da Universidade com o futuro profissional de seus diplomados — avalia a coordenadora, salientando que os estudantes da região têm a oportunidade de ingressar em um curso de qualidade sem precisar se mudar para centros maiores.

Foram destaques na avaliação: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a partir de pesquisa e produção de artigo; experiência profissional do corpo docente como operadores do Direito; experiência do corpo docente no magistério superior; produções científica, cultural e artística publicadas; bibliografia básica, complementar e periódicos especializados e o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ): atendimento de prática jurídica real nas áreas cível (notadamente Direito de Família), penal, previdenciária e juizado especial, além de atividades de arbitragem, negociação e mediação.

Núcleo de Prática Jurídica

O Núcleo de Prática Jurídica da Unoesc Pinhalzinho é um espaço importante na formação acadêmica do futuro bacharel em Direito. A partir da sétima fase do curso, os acadêmicos têm a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos durante os atendimentos realizados no NPJ. No local, os acadêmicos desenvolvem habilidades de atendimento e peticionamento com a supervisão de um professor.

— O Núcleo presta serviços, diariamente, nas mais diversas áreas do conhecimento, possibilitando ao cidadão carente o acesso à justiça de forma gratuita e competente — avalia a professora Fernanda Trentin, salientando que, desde 2016, foram realizados mais de 4 mil atendimentos.

Sobre o curso

O curso de Direito da Unoesc Pinhalzinho já formou sete turmas, totalizando 247 bacharéis. Os diplomados estão atuando nas mais diversas funções que a formação permite atuar, tais como: promotor de Justiça, técnicos judiciários, assessores e advogados.

— Além disso, nossos acadêmicos estão tendo excelentes índices de aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A maioria deles opta em realizar a prova ainda na nona fase e na décima fase já está com o certificado de aprovação em mãos — ressalta a professora Fernanda Trentin.

Para o acadêmico Fábio Marcelo Zanella, o conceito é importante para a sua vida profissional.

— O conceito aponta que temos ao nosso alcance uma ótima estrutura e professores com elevado conhecimento. Além disso, quando ingressarmos no mercado de trabalho, o empregador saberá que contratou um profissional com uma formação aprofundada e sólida — conclui o futuro bacharel em Direito.