Página inicial O que acontece Curso de Arbitragem em Atletismo na Unoesc Chapecó
Graduação Chapecó

Curso de Arbitragem em Atletismo na Unoesc Chapecó

Entre os dias 11 e 13 de setembro, o curso de Educação Física da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), unidade de Chapecó, promove o Curso Básico de Arbitragem em Atletismo. A coordenadora do evento, professora Materli Borotto dos Santos explica que o objetivo é transmitir conhecimentos visando capacitar acadêmicos e profissionais da área […]

A coordenadora do evento, professora Materli Borotto dos Santos explica que o objetivo é transmitir conhecimentos visando capacitar acadêmicos e profissionais da área para desempenhar as funções inerentes ao árbitro de atletismo e na atualização de treinamentos, atendendo as necessidades das instituições que atuam nessa modalidade.

A abertura e as aulas teóricas serão ministradas no auditório da Unoesc, no bairro Seminário, e as aulas práticas na pista de Atletismo do Complexo Esportivo Verdão. Os horários serão na sexta-feira (11), das 19 às 22h30, no sábado das 8 às 12 horas, das 13h30 às 17h30 e das 19 às 22h30. No domingo inicia às 8 horas e encerra ao meio dia.

O curso será ministrado pelo professor Deraldo Ferreira Oppa de Florianópolis (SC), que atua como árbitro da Federação Catarinense de Atletismo desde março de 1980, participando de vários campeonatos estaduais e nacionais promovidos pela entidade. Também é árbitro da CBAt desde 1984 e já atuou em inúmeros campeonatos de atletismo, inclusive no Panamericano do Rio de Janeiro, em 2007 e no Campeonato Mundial de Meia Maratona, também no Rio de Janeiro em 2008.

Oppa também foi árbitro do XIIIº Campeonato Mundial de Caça Submarina, em Florianópolis, em 1981. Tem experiência como locutor do Ironman Brasil, onde atuou em 2001, 2002, 2003, 2004, 2005 e 2006, além da locução de inúmeras maratonas, meia-maratonas e corridas de rua. Também é árbitro de atletismo dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) em mais de 20 edições e Joguinhos Abertos de Santa Catarina.

O evento realizado pela Unoesc Chapecó é credenciado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e pela Federação Catarinense de Atletismo (FCA). São apoiadores o Clube de Atletismo Chapecó e a Secretaria de Esporte e Lazer de Chapecó.

Os participantes que obtiverem média 7,0 receberão certificado da CBAt para atuarem como árbitros. Os que obtiverem 100% de frequência receberão certificação pela Unoesc, exceto os alunos do 1º período do curso que já estão matriculados em atividades complementares, sendo que a certificação destes é distinta.

Para os interessados, de outras cidades, há possibilidade de alojamento econômico (80 vagas) no Seminário – ao lado da Unoesc em Chapecó. Informações e reservas podem ser feitas com Vanderlei através do telefone (49) 3322 2348.

Podem participar estudantes, professores de Educação Física, treinadores e comunidade em geral. No entanto, para atuar como arbitro em atletismo é necessário ter idade mínima de 18 anos. As vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas somente pelo site http://portal.unoesc.edu.br, até o dia 11. O valor é R$ 50,00. Os acadêmicos da Unoesc podem pagar em duas parcelas de R$ 25,00 através de boleto bancário, que será impresso no momento da inscrição.

Marcos A. Bedin
Registro jornalista profissional MTb SC-00085-JP