Página inicial O que acontece Clínica de Psicologia é apresentada para acadêmicos do curso
Extensão Graduação Videira

Clínica de Psicologia é apresentada para acadêmicos do curso

A Extensão universitária da Unoesc Videira ganhou, nesta semana, mais um reforço na prestação de serviços para a comunidade com a apresentação da clínica de Psicologia. O ato foi realizado na segunda-feira 04, com a presença de acadêmicos da 9ª fase do curso de Psicologia, professores e dirigentes.  Na oportunidade, foi apresentada toda a estrutura, que conta […]

Na oportunidade, foi apresentada toda a estrutura, que conta com seis consultórios, sala de aula, recepção, sala de coordenação e outros espaços necessários para o seu funcionamento.

A clínica funciona em local próprio, junto ao Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade, localizado no bairro Alvorada, próximo ao Fórum da comarca e os atendimentos serão feitos por acadêmicos da 9ª fase, supervisionados por professores psicólogos mestres e doutores.

Para o Diretor de Graduação, Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão Gilson Luiz Leidens, um dos responsáveis pela implantação da clínica, este é mais um serviço de grande relevância social:

— A exemplo do atendimento de assistência jurídica, prestado através do curso de Direito, o curso de Psicologia, passa a auxiliar e contribuir significativamente para o desenvolvimento do papel da universidade na comunidade regional — afirmou.

Para a acadêmica da 9ª fase Joseane dos Santos, a clínica será uma grande aliada na abertura de portas para o mercado de trabalho, além de ajudar pessoas carentes:

— O serviço de atendimento psicológico para nós, que estamos na fase final do curso, é um grande reforço para o  aprendizado para conquistarmos nossa formação plena, assim como para a comunidade que terá aqui um serviço gratuito e de grande importância. Todos estávamos ansiosos pela abertura da clínica, uma espera que vai valer a pena — comentou.

Já o acadêmico Samuel Santos Miguel acredita que com o estágio na clínica, todos sairão melhor preparados e capacitados:

— A clínica será o laboratório que nos ajudará a aprimorar tudo o que aprendemos em sala de aula. Nela vamos ter a oportunidade de desenvolver nossas habilidades, além de ajudar pessoas da comunidade que precisam desse atendimento— argumentou.

Para o vice-reitor Ildo Fabris, com a instalação da clínica, a Unoesc Videira dá mais um importante passo no trabalho de extensão e de responsabilidade social e aproxima mais a universidade da comunidade, oportunizando o primeiro contato do acadêmico com o público externo:

— Esse é mais um serviço oferecido de forma gratuita demonstrando o comprometimento da Unoesc com as causas sociais — finaliza.

Origem do projeto

O projeto para implantação da clinica começou em 2015, junto com o curso de Psicologia na Unoesc Videira.

-— É um sonho que se concretiza, beneficiando os futuros profissionais da psicologia, mas principalmente, para as pessoas hipossuficientes, que terão atendimento psicológico gratuito — declarou Taisa Trombetta De Marco coordenadora do curso.

Ela explica que o trabalho do SAPsi será constante e servirá de laboratório para os acadêmicos das 9ª fase, no último ano do curso. Na clínica, o acadêmico poderá aprimorar seu conhecimento, prestando atendimento ao paciente. Com isso, terá situações e vivências que serão de grande utilidade na preparação e formação do futuro profissional.

— O SAPsi contribuirá com a preparação do aluno para intervir na realidade social, em especial no tratamento e na prevenção de problemas relativos à saúde mental e à humanização das práticas, no contexto da saúde individual e da sociedade  — expressou a coordenadora.

Critérios para o atendimento

O serviço será disponibilizado de forma gratuita para a comunidade em geral, obedecendo a alguns critérios, como não possuir imóvel com apresentação de negativa obtida junto ao cartório de registro de Imóveis, automóvel e motocicleta, com apresentação de negativa do Detran, não ser proprietário ou sócio de empresas e possuir renda comprovada de até dois salários mínimos mensais, que nesse caso, precisará apresentar comprovantes de rendimento.

Serão atendidas todas as pessoas que se enquadrarem nesses critérios, quer sejam usuários do serviço público de saúde, alunos de escolas públicas ou particulares e o público em geral, com ou sem encaminhamento médico.

A Inauguração da clínica ainda com data a ser definida será um marco na história do curso.