Página inicial O que acontece Auditório Athos de Almeida Lopes é inaugurado na Unoesc Campos Novos
Graduação Geral Campos Novos

Auditório Athos de Almeida Lopes é inaugurado na Unoesc Campos Novos

A Unoesc Campos Novos conta com um novo espaço de fomento à cultura e entretenimento. Em solenidade que reuniu dirigentes, professores, acadêmicos, autoridades e convidados, na noite dessa quarta-feira (16), foi inaugurado o Auditório Athos de Almeida Lopes. O evento foi marcado por apresentação cultural de um integrante do Conjunto Folclórico Celeiro da Tradição e homenagens ao engenheiro agrônomo e ex-prefeito de Campos […]

O evento foi marcado por apresentação cultural de um integrante do Conjunto Folclórico Celeiro da Tradição e homenagens ao engenheiro agrônomo e ex-prefeito de Campos Novos, que também ocupou cargos em importantes entidades representativas do município e do estado. Athos de Almeida Lopes foi enaltecido como um visionário, por entender que é pelo investimento na educação que se promove o desenvolvimento.

Athos era prefeito de Campos Novos quando, com autorização da Câmara de Vereadores, doou a área física da Escola Municipal Nelson Serpa para a sede própria da Unoesc. A Universidade expandiu as atividades e iniciou sua trajetória com o objetivo de construir um campus para a implantação dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária.

— Uma justa homenagem a quem nos ajudou muito, sobretudo nos anos 90. Por meio dessa iniciativa, conseguimos executar as primeiras instalações físicas da Instituição em Campos Novos. Depois, em negociação com o próprio município, tivemos a oportunidade de transferir o campus para o local atual, onde são oferecidos cursos de excelência — ressaltou o reitor da Unoesc, professor Aristides Cimadon.

— Estou feliz e emocionado, pois não esperava essa honraria. Só tenho a agradecer e dividir a homenagem com todos os que colaboraram para isso. Foi um trabalho conjunto e não fiz mais do que a minha obrigação. Quem não gostaria de ter uma Universidade enraizada no seu município? — destacou o homenageado.

As obras do Auditório Athos de Almeida Lopes, concluídas durante a pandemia, foram executadas em duas etapas: a primeira contemplou as paredes externas e a cobertura; e a segunda, os acabamentos e mobiliário interno. O espaço, com mais de 1.300 m² e 803 lugares na plateia, conta com climatização, palco e sistema completo de sonorização e projeção.

— Um local adequado à realização de diversos eventos, que vão impulsionar o desenvolvimento de Campos Novos e região. O nosso agradecimento a todos os que se empenharam para a obra — enfatizou o coordenador administrativo da Unoesc Campos Novos, professor Diego Gadler.

A placa inaugural do Auditório foi descerrada pelo ex-prefeito Athos de Almeida Lopes e pelo reitor Aristides Cimadon e acompanhada pelo pró-reitor de Administração da Unoesc, professor Ricardo Antonio De Marco, e pelo prefeito de Campos Novos, Gilmar Marco Pereira, que também integraram a mesa de honra. Após a solenidade, o reitor ministrou a palestra “Como estará o mundo em 2030? Quais serão as macrotendências?”.