Página inicial O que acontece Acadêmicos participam de curso sobre transtorno de personalidade
Graduação Evento Videira

Acadêmicos participam de curso sobre transtorno de personalidade

No último sábado, dia 6 de junho, foi realizado para os acadêmicos de 9ª e 7ª fases do curso de Psicologia da Unoesc Videira, um curso de atualização sobre Personalidade e seus Transtornos. O tema foi ministrado de forma virtual, pelo prof. Dr. Jeferson Gervásio Pires, psicólogo e docente da Faculdade Anhanguera. O profissional, pesquisador na […]

O tema foi ministrado de forma virtual, pelo prof. Dr. Jeferson Gervásio Pires, psicólogo e docente da Faculdade Anhanguera. O profissional, pesquisador na área de avaliação psicológica e desenvolvimento da personalidade ao longo do ciclo vital, realizou o curso tendo por objetivo reforçar e atualizar os conhecimentos dos acadêmicos que estão realizando atendimentos clínicos do Serviço de Atendimento Psicológico – SAPsi, da Unoesc Videira, bem como aos alunos que iniciarão os atendimentos em 2021.

Segundo o professor, a personalidade humana, constitui-se como uma rede hierárquica de traços, predisposições comportamentais de respostas diante de contextos de vida.

— Nesta perspectiva, os Transtornos de Personalidade são entendidos como “padrões de funcionamento da personalidade que se desviam das expectativas da cultura e realidade do indivíduo, sendo difuso, inflexível, estável ao longo do tempo, causando sofrimento e prejuízo pessoal, interpessoal e social” – aponta o palestrante.

Conceitos de Personalidade, compreensão de fatores associados à personalidade, Caracterização de transtornos de personalidade, e Propostas de avaliação e tratamento foram os temas abordados no decorrer do curso.

De acordo com a acadêmica Sandra Lara, da 7ª fase, mesmo diante da adversidade e das dificuldades inerentes ao momento, os participantes foram presenteados com um curso agregador de primeira linha.

— O curso foi maravilhoso. Profissional altamente gabaritado, com ótima didática e conteúdo imprescindível para todo estudante de Psicologia. A Unoesc e a coordenação do curso de Psicologia estão de parabéns, uma vez que não é sempre que se tem uma oportunidade destas sem sair de casa” – ressalta a acadêmica.