Página inicial O que acontece Acadêmicos de Design conhecem sistema produtivo em viagem de estudos
Graduação Xanxerê

Acadêmicos de Design conhecem sistema produtivo em viagem de estudos

Acadêmicos da 7ª fase do curso de Design na Unoesc Xanxerê realizaram, no sábado (11), uma visita técnica às empresas Daico, localizada na cidade de Nova Erechim (SC), e Zagonel, em Pinhalzinho (SC).  O roteiro fez parte de uma ação interdisciplinar entre os componentes de Atividade Curricular Complementar, ministrada pela professora Karina Tissiani, e de […]

O roteiro fez parte de uma ação interdisciplinar entre os componentes de Atividade Curricular Complementar, ministrada pela professora Karina Tissiani, e de Projeto VI, ministrada pelo professor Daniel Bonavigo.

A atividade teve como objetivo proporcionar vivências práticas possibilitando ao acadêmico compreender o funcionamento do sistema produtivo, atendendo a uma perspectiva de integração entre os processos estudados em sala, a produção, até a transmissão de conhecimentos.

Na empresa Daico, os acadêmicos foram recepcionados pela Senhora Gislaine Pezenatto, do setor de Marketing, e pelo sócio proprietário Vilmar Kist, que relataram a trajetória da empresa com 28 anos de atuação.

Com 140 colaboradores, a Daico se destaca no segmento que atua, possuindo mais de 200 lojas no Brasil. Foi apresentado o processo produtivo de mobiliário, desde a logística de pedidos até o resultado final exposto em um showroom com a linha de planejados, de estofados e de exportação.

Na empresa Zagonel, os alunos foram recebidos pelo sócio proprietário Roberto Zagonel e pelos designers Jonas Defaveri e Marcelo Agostini, diplomados do curso de Design da Unoesc Xanxerê. Os acadêmicos conheceram a trajetória pessoal e profissional do Senhor Roberto, servindo de motivação para persistirem em suas ideias e tendo a oportunidade de ver que na construção e um produto e/ou empresa é necessário resiliência e pensamento empreendedor.

— A Zagonel atua do desenvolvimento do produto até sua produção, colocando no mercado o mais alto padrão em tecnologia e design. Isso sem deixar de lado toda a história de qualidade que se tornou o pilar mais forte da marca presente no mercado desde 1989 — afirmou o empresário Roberto Zagonel.

Os alunos também conheceram a linha produtiva de luminárias, duchas e torneiras elétricas, entendendo todo o processo, da necessidade do cliente até a análise de mercado, design, engenharia, chão da fábrica, marketing, logística de venda e distribuição.

— Oportunidades como esta, onde as empresas abrem as portas e explicam todo o processo é fundamental para o conhecimento prático e contribui para a formação profissional. Para o designer a teoria e prática se fundem e o repertório individual faz a diferença no mercado. Daí a importância das visitas técnicas que exploram as diversas vertentes do Design — afirmou a professora Karina Tissiani.

*Com informações da professora Karina Tissiani.