Página inicial O que acontece Acadêmicos de Ciências Contábeis conhecem Tribunal de Contas e Conselho Regional de Contabilidade
Graduação Estudante Pinhalzinho

Os acadêmicos de Ciências Contábeis da Unoesc Pinhalzinho visitaram, recentemente, o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC) e o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-SC) em Florianópolis. Segundo a coordenadora do curso, professora Lediane Mohr, durante as visitas, os acadêmicos tiveram a oportunidade de verificar aspectos teóricos aplicados em modernos processos de gestão contábil. — […]

— As visitas técnicas visam o encontro do acadêmico com o universo profissional, proporcionando uma formação mais ampla — ressalta a professora.

Durante a visita ao CRC-SC, os estudantes conheceram o museu com máquinas, calculadoras e livros antigos de registros contábeis, cujos lançamentos eram realizados a mão. Os acadêmicos visualizaram como era feita a contabilidade antes da era da informatização  e puderam fazer comparações com as tecnologias atuais. Logo após, o conselheiro do CRC-SC, Luiz Ricardo Espíndola, ministrou a palestra “O CRC-SC e os rumos da profissão contábil”.

No Tribunal de Contas de Santa Catarina, os acadêmicos participaram da palestra “A atuação do TCE: controle externo da administração pública”, com o auditor fiscal de controle externo, Paulo João Bastos. Na visita, tiveram a oportunidade de conhecer na prática o processo de prestação de contas do órgão público.

Para o acadêmico William Schabarum de Assunção, a viagem proporcionou novos conhecimentos e mostrou as oportunidades que o profissional encontra no mercado de trabalho.

— Observamos o mercado de trabalho que a área da contabilidade abrange e saímos da nossa rotina que, muitas vezes, é em frente ao computador — conclui o acadêmico.