Página inicial O que acontece Acadêmicas de Pedagogia conhecem o Projeto Experienciar: Vivências da Infância
Graduação Xanxerê

Acadêmicas de Pedagogia conhecem o Projeto Experienciar: Vivências da Infância

No dia 20 de setembro, o curso de Pedagogia da Unoesc Xanxerê, por meio do componente curricular de Didática da Educação, ministrado pela professora Monalisa Paulino, recebeu a professora Tamires Rodrigues, coordenadora da Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Xaxim-SC, que explanou sobre o Projeto Experienciar: Vivências da Infância. O projeto, […]


No dia 20 de setembro, o curso de Pedagogia da Unoesc Xanxerê, por meio do componente curricular de Didática da Educação, ministrado pela professora Monalisa Paulino, recebeu a professora Tamires Rodrigues, coordenadora da Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Xaxim-SC, que explanou sobre o Projeto Experienciar: Vivências da Infância.

O projeto, desenvolvido em todos os Centros de Educação Infantil do município, promove a discussão de uma escola de educação infantil que assume as infâncias como foco do processo e a criança como protagonista da sua história e do seu desenvolvimento intelectual, em que a assimilação constante das coisas, das cores, das formas, dos cheiros e aromas do mundo são indispensáveis para que a sensibilidade humana seja aprimorada e, a partir disso, venha a desenvolver suas funções superiores do pensamento.

Tamires salientou acreditar que os espaços de educação infantil são aqueles que viabilizam e concebem a criança como sujeito de direitos e que proporcionam o desenvolvimento integral na medida em que exercitam a construção da cidadania. Para isso, precisa enxergar a criança nas infâncias, sendo coerente nas suas ações e reações, lutando para que a criança seja ela mesma, dentro das especificidades das suas infâncias.

— Os espaços de educação infantil não podem ser silenciosos, sem movimento, sem ludicidade, sem brincar e nem autoritário, pois se constituem em locais dialéticos, de reflexão, de experiências e vivências vividas pela criança, lugar de muitas infâncias, do ensinar, do aprender, do brincar, do descobrir, de imaginar, de criar e de recriar o mundo em que vivemos — comentou a palestrante.

As professoras Tamires e Monalisa também trouxeram o exemplo de uma sessão a partir do conto “A morte dos girassóis”, de Caio Fernando de Abreu, para refletir com as futuras pedagogas outras questões da educação infantil, especialmente sobre a cultura e as datas comemorativas na educação da primeira infância. Nessa sessão, as acadêmicas puderam conhecer a caixa Montesoriana de luz e explorar as suas potencialidades com as crianças pequenas. 

A partir das reflexões sobre a sessão montada, também discutiram a organização do espaço e a potencialidade das atividades inovadoras na educação infantil, atividades que viabilizam o protagonismo das crianças.

A coordenadora do curso de Pedagogia da Unoesc Xanxerê, professora Ana Paula de Oliveira Scherer, destaca a importância da partilha de experiências exitosas, em que as acadêmicas vivenciam e potencializam saberes, qualificando, assim, habilidades e competências trabalhadas no curso.

Mais informações sobre o projeto:  https://projetoexperiencia4.wixsite.com/website

*Com informações da professora Monalisa Paulino.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.