Página inicial O que acontece Professor do PPGD participa de Congresso Internacional na Finlândia
Graduação Professor Chapecó

Professor do PPGD participa de Congresso Internacional na Finlândia

O professor Doutor Carlos Luiz Strapazzon (PPGD/Unoesc), ao lado da profa. Dra. Elda Coelho de Azevedo Bussinguer (PPGD/FDV), coordenou painel sobre Proteção Social na América Latina e os desafios da garantia dos direitos fundamentais, no 10º Congresso Internacional do Centro Internacional de Estudios en Salud – CEISAL 2022, realizado na Universidade de Helsinki, Finlândia, de […]

O professor Doutor Carlos Luiz Strapazzon (PPGD/Unoesc), ao lado da profa. Dra. Elda Coelho de Azevedo Bussinguer (PPGD/FDV), coordenou painel sobre Proteção Social na América Latina e os desafios da garantia dos direitos fundamentais, no 10º Congresso Internacional do Centro Internacional de Estudios en Salud – CEISAL 2022, realizado na Universidade de Helsinki, Finlândia, de 13 a 15 de junho 2022.

O CEISAL é uma associação que reúne institutos universitários europeus e centros de pesquisa dedicados à análise interdisciplinar da América Latina. Conta com 38 organizações membros de 17 países. Além das organizações membros, há dois membros convidados: Professor Andrzej Dembicz Foundation, Varsóvia, Polônia e o Sverdlin Institute for Latin American History and Culture da Universidade de Tel Aviv, Israel.

O objetivo do Congresso  é promover o conhecimento da América Latina na Europa e no mundo por meio de pesquisas acadêmicas interdisciplinares. Para esse fim, são organizados vários seminários e congressos trienais.

O 10º Congresso do CEISAL é realizado junto com a 11ª Nordic Latin American Research Network (NOLAN) Conference.

O painel foi realizado em 14 de junho. Apresentaram trabalhos pesquisadores do México, Finlândia, Espanha e Brasil.

PROGRAMA DO ENCONTRO

Terça-feira 14/06 – de 10:30 às 13:00 (horário de Helsinki)

10:30 – 11:00 – Abertura dos trabalhos

11:00 – 11:15 – Evangelina Martich – Desigualdad y salud en América Latina: impactos del Covid-19

11:15 – 11:30 – Andoni Bello Lanestosa – Proposta comunitária de inclusão laboral das pessoas trans e non binarias na Cidade do México

11:30 – 11:45 – Merita Mesiäislehto – Child support in extended-family households: na international perspective

11:45 – 12:00 – Meika Sternkopf – Global actors in Latin America: International organisations’ influence on health and long-term care in Uruguay

12:00 – 12:15 – Bruna Karoline Rodrigues – Documentário autobiográfico sobre a trajetória de vida de meninas em prestação de serviços à comunidade

12:15 – 13:00 – Perguntas e discussão

Mais detalhes sobre o evento podem ser conferidos neste link.

*Texto PPGD