Página inicial O que acontece Evento lembra o Dia Mundial de Luta Antimanicomial
Graduação Inserção Social Videira

Evento lembra o Dia Mundial de Luta Antimanicomial

Na forma de esclarecimento e conscientização, os professores e alunos do curso de Psicologia da Unoesc Videira realizaram na segunda, dia 13 de maio, apresentação teatral no Colégio Adelina Régis – Cepar, com tema focando o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. O encontro reuniu estudantes dos 1º, 2º e 3º anos do ensino médio, totalizando […]

Na forma de esclarecimento e conscientização, os professores e alunos do curso de Psicologia da Unoesc Videira realizaram na segunda, dia 13 de maio, apresentação teatral no Colégio Adelina Régis – Cepar, com tema focando o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. O encontro reuniu estudantes dos 1º, 2º e 3º anos do ensino médio, totalizando cerca de 200 pessoas.

Os ensaios e preparação para o teatro foram realizados pela Profª Fabiana Piccoli D’Agostini e Prof. Giancarlo de Aguiar, com o apoio da coordenadora do curso de Psicologia, Profª. Taisa Trombetta DeMarco e Prof. Adriano Schlösser.

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi instaurado em 18 de maio de 1987, durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental e deu visibilidade ao Movimento da Luta Antimanicomial, adotando o lema “Por uma sociedade sem manicômios”, inaugurando uma nova trajetória da proposta de Reforma Psiquiátrica Brasileira.

Os objetivos do Movimento da Luta Antimanicomial são, desde então, propor não só mudanças no cenário da atenção à saúde mental, mas principalmente, questionar as relações de estigma e exclusão que social e culturalmente, estabeleceram-se para as pessoas que vivem e convivem com os “transtornos mentais”.

Segundo o professor Giancarlo de Aguiar, enquanto a personalidade for imperfeita, as manifestações artísticas, entre elas o teatro, estarão presentes para completar a profundidade da dimensão da existência humana.