Página inicial O que acontece Bolsista tem artigo cientifico publicado em periódico internacional
Graduação Pesquisa Videira

Bolsista tem artigo cientifico publicado em periódico internacional

A acadêmica do curso de Biotecnologia Industrial da Unoesc Videira e bolsista do CNPq Rafaela Ansiliero (prêmio IC, CNPq 2019) teve um Artigo publicado pela Editora Springer no Indian Journal of Microbiology-INJM: “ Pathogenic microbial profile and antibiotic resistance associated with periodontitis”. O artigo resultou de projetos de pesquisa envolvendo iniciação cientifica-IC relacionado a pesquisa […]


A acadêmica do curso de Biotecnologia Industrial da Unoesc Videira e bolsista do CNPq Rafaela Ansiliero (prêmio IC, CNPq 2019) teve um Artigo publicado pela Editora Springer no Indian Journal of Microbiology-INJM: “ Pathogenic microbial profile and antibiotic resistance associated with periodontitis”. O artigo resultou de projetos de pesquisa envolvendo iniciação cientifica-IC relacionado a pesquisa em microbiologia médica e molecular.

Rafaela foi orientada pelos professores Dra Jane Mary Lafayette Gelinski e Dr. César  Milton Baratto. Além deles, são também co-autores do estudo a Mestre em Ciência e Biotecnologia e oftalmologista Queila Samistraro, a Dra Claudriana Locatelli e o bolsista de pesquisa em biologia molecular, Cristian de Almeida.

O estudo segundo o professor César, envolveu avaliação da carga microbiana e resistência a antibióticos associados a pacientes com periodontite; uma condição clínica inflamatória de natureza multifatorial que afeta a gengiva, osso alveolar e o ligamento periodontal.

A natureza multidisciplinar do estudo tem tudo a ver com a interdisciplinaridade do Curso de Biotecnologia, a partir de uma visão sistêmica dos processos envolvidos e entendimento da doença, resistência bacteriana a antibióticos e metodologias de avaliação.

Segundo a orientadora Dra J. Gelinski  “o importante é que mesmo a partir de pesquisa de iniciação cientifica, com paciência, tempo e bom delineamento experimental é possível contribuir para a ciência, apresentando resultados significativos para a sociedade”.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.