Palestra traz esclarecimentos sobre Autismo para estudantes de Educação Física
Publicado em 10/04/2024
Por Imprensa São Miguel d'Oeste

No mês em que celebramos a Conscientização sobre o Autismo, a Unoesc recebeu as professoras Rosângela Pagnussat e Jussara Schacher Centenaro e da vice-presidente da Associação de Autistas, Pais e Amigos do Extremo-Oeste, Cleunice Bandeira, que é mãe de autista, para uma conversa sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) com os estudantes do Curso de Educação Física – Licenciatura e Bacharelado, da Unoesc São Miguel do Oeste.
As profissionais retrataram aspectos históricos do TEA, como é o diagnóstico, sinais e características e como é realizado o tratamento por uma equipe multidisciplinar, além do relato de uma mãe sobre as vivências com filho autista.
Para a Coordenadora do Curso de Educação Física, professora Sandra Fachineto, abordar esse tema é muito importante para conscientizar os estudantes do Curso de Educação Física e fazê-los refletir sobre seu papel profissional perante esse público.
A estudante do Curso de Educação Física – Licenciatura, Gisele Strieder, enfatizou que a palestra sobre autismo contribuiu para abrir novos olhares.
— Pude compreender a importância de ter uma aula planejada para que haja inclusão de todos os alunos, para que sejam tratados de maneira igualitária e sejam estimulados a desenvolver suas habilidades motoras. É de suma importância saber os sinais que o autismo possa apresentar para observar e levar para as famílias com respeito e cuidado. Parabéns às palestrantes pela ótima noite e pelo assunto trabalhado, com certeza é um tema presente em nossa área e conseguimos compreender a importância do ser professor nessa situação — ressalta Gisele.
Para o estudante Manryke Roberto Sulzbacher, do Curso de Educação Física – Bacharelado, a palestra contribuiu significativamente para a formação.
— Como futuros profissionais de Educação Física, seja em escolinhas esportivas, academias ou demais contextos, precisamos ter conhecimento sobre aspectos e características deste transtorno, mostrando a importância da inclusão dessas pessoas. É uma realidade cada vez mais presente em nosso cotidiano e todo o conhecimento e respeito é extremamente válido — complementa Sulzbacher.
A professora e palestrante, Rosângela Pagnussat, ressaltou que ações de conscientização sobre o autismo são muito importantes, pois não há possibilidade de desenvolvimento deste indivíduo sem uma mudança atitudinal da sociedade.
— A inclusão escolar e social de pessoas autistas é um direito humano fundamental que deve ser garantido para todos. A educação inclusiva e a formação pedagógica específica são importantes para garantir que os indivíduos com autismo tenham acesso à educação de qualidade e oportunidades — finaliza Rosângela.
- Cleunice Bandiera relatou as vivências com o filho autista
- Professores e estudantes participantes da palestra
- Abril é o mês em que celebramos a Conscientização sobre o Autismo
- Estudantes do Curso entregando um mimo para as palestrantes