Página inicial O que acontece Palestra traz esclarecimentos sobre Autismo para estudantes de Educação Física
Notícia Palestra Saúde São Miguel do Oeste

Palestra traz esclarecimentos sobre Autismo para estudantes de Educação Física

No mês em que celebramos a Conscientização sobre o Autismo, a Unoesc recebeu as professoras Rosângela Pagnussat e Jussara Schacher Centenaro e da vice-presidente da Associação de Autistas, Pais e Amigos do Extremo-Oeste, Cleunice Bandeira, que é mãe de autista, para uma conversa sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) com os estudantes do Curso de Educação Física – Licenciatura e Bacharelado, da Unoesc São Miguel do Oeste.

As profissionais retrataram aspectos históricos do TEA, como é o diagnóstico, sinais e características e como é realizado o tratamento por uma equipe multidisciplinar, além do relato de uma mãe sobre as vivências com filho autista.

Para a Coordenadora do Curso de Educação Física, professora Sandra Fachineto, abordar esse tema é muito importante para conscientizar os estudantes do Curso de Educação Física e fazê-los refletir sobre seu papel profissional perante esse público.

A estudante do Curso de Educação Física – Licenciatura, Gisele Strieder, enfatizou que a palestra sobre autismo contribuiu para abrir novos olhares.

— Pude compreender a importância de ter uma aula planejada para que haja inclusão de todos os alunos, para que sejam tratados de maneira igualitária e sejam estimulados a desenvolver suas habilidades motoras. É de suma importância saber os sinais que o autismo possa apresentar para observar e levar para as famílias com respeito e cuidado. Parabéns às palestrantes pela ótima noite e pelo assunto trabalhado, com certeza é um tema presente em nossa área e conseguimos compreender a importância do ser professor nessa situação — ressalta Gisele.

Para o estudante Manryke Roberto Sulzbacher, do Curso de Educação Física – Bacharelado, a palestra contribuiu significativamente para a formação.

— Como futuros profissionais de Educação Física, seja em escolinhas esportivas, academias ou demais contextos, precisamos ter conhecimento sobre aspectos e características deste transtorno, mostrando a importância da inclusão dessas pessoas. É uma realidade cada vez mais presente em nosso cotidiano e todo o conhecimento e respeito é extremamente válido — complementa Sulzbacher.

A professora e palestrante, Rosângela Pagnussat, ressaltou que ações de conscientização sobre o autismo são muito importantes, pois não há possibilidade de desenvolvimento deste indivíduo sem uma mudança atitudinal da sociedade.

— A inclusão escolar e social de pessoas autistas é um direito humano fundamental que deve ser garantido para todos. A educação inclusiva e a formação pedagógica específica são importantes para garantir que os indivíduos com autismo tenham acesso à educação de qualidade e oportunidades — finaliza Rosângela.