Página inicial O que acontece Estude na Unoesc com o programa Universidade Gratuita
Notícia Bolsas de Estudo

Estude na Unoesc com o programa Universidade Gratuita

A Unoesc está com inscrições abertas para cursos de Graduação em diversas áreas do conhecimento. A classificação dos candidatos se dá por meio das notas registradas no histórico escolar do Ensino Médio ou no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado a partir de 2021. Os interessados podem se inscrever gratuitamente no site da Universidade

Além da vantagem da isenção da taxa de inscrição para todos os cursos, há vantagens relacionadas à isenção ou ao desconto na matrícula (confira os detalhes ao final da matéria) e, principalmente, a possibilidade de estudar sem pagar a mensalidade por meio do programa Universidade Gratuita, do Governo do Estado. Somente no segundo semestre de 2023, mais de mil estudantes foram beneficiados pelo programa na Unoesc.

De acordo com a coordenadora do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), Fernanda Regensburger Poletto, as inscrições para o primeiro semestre de 2024 para o Universidade Gratuita ainda não começaram, mas é importante estar matriculado na Unoesc em um curso cadastrado no programa e preparado com todas as documentações exigidas.

— Há uma grande variedade de cursos sendo ofertados, mas muitos deles já estão com as vagas no seletivo esgotando, por isso orientamos que o interessado efetive sua matrícula o quanto antes para garantir o acesso à Unoesc e possa, em tempo hábil, deixar tudo organizado para quem pleitear benefício do Universidade Gratuita — reforçou Fernanda.

Para concorrer ao programa Universidade Gratuita, alguns requisitos são:

– Estar regularmente matriculado na Unoesc em um dos cursos cadastrados no programa;

– Ser a primeira graduação cursada com recursos públicos estaduais, desconsiderando para esse fim os cursos de licenciatura curta;

– Ser natural do Estado de Santa Catarina. Caso não for, é necessário comprovar residência no estado há mais de cinco anos, contados retroativamente a partir da data de ingresso na Unoesc,

– Ser, preferencialmente, oriundo do Ensino Médio ou equivalente de escolas das redes públicas de ensino catarinenses ou de instituições privadas, com bolsa integral ou parcial;

– Comprovar ser hipossuficiente, segundo o índice de carência (IC), ou seja, não possuir condições e recursos econômicos suficientes. O IC é calculado a partir da renda familiar per capita mensal; situação de desemprego do aluno e/ou responsável legal; gastos familiares mensais com habitação e educação; gastos familiares mensais com tratamento de doenças crônicas;

– Possuir renda familiar per capita inferior a oito salários mínimos para o curso de Medicina; para demais cursos, possuir renda familiar per capita inferior a quatro salários mínimos.

Confira as respostas para os principais questionamentos sobre o programa aqui.

Descontos/isenção matrícula

Chapecó e São Miguel do Oeste – matrícula 100% gratuita.

Joaçaba – 50% de desconto na matrícula para os cursos de Biomedicina, Direito, Enfermagem e Psicologia. Para os demais cursos (exceto Medicina), 100% de gratuidade na matrícula.

Xanxerê – 50% de desconto na matrícula para os cursos de Direito, Agronomia e Medicina Veterinária. Para os demais cursos, 100% de gratuidade na matrícula.

Videira – 50% de desconto na matrícula para o curso de Direito. Para os demais cursos, 100% de gratuidade na matrícula.