Acadêmicas de Pedagogia conhecem Museu de Ciências e Tecnologia e a Serra Gaúcha
As estudantes da sétima fase de Pedagogia da Unoesc conheceram, este mês, o Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), localizado em Porto Alegre, e diversos pontos turísticos da Serra Gaúcha. Segundo a coordenadora do curso, professora Giovana Maria di Domenico Silva, a viagem de estudos é […]
Publicado em 20/06/2017
Por Unoesc
As estudantes da sétima fase de Pedagogia da Unoesc conheceram, este mês, o Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), localizado em Porto Alegre, e diversos pontos turísticos da Serra Gaúcha. Segundo a coordenadora do curso, professora Giovana Maria di Domenico Silva, a viagem de estudos é um momento único de aprendizagem e de conhecimento para os futuros educadores, além de integrar discussões pertinentes a vários componentes curriculares do curso.
— A viagem de estudos possibilita vivências prazerosas de aprendizagens e proporciona múltiplas interações entre as diversas áreas, que integram a formação do pedagogo — ressalta a professora.
Giovana destaca que o museu possui um acervo permanente de mais de 700 experimentos interativos e transforma o processo de conhecimento em uma linguagem diferente e divertida.
— Esse museu é o lugar ideal para vivenciarmos as relações do homem com o mundo. Ele promove uma proximidade com o conhecimento que só um espaço interativo é capaz de proporcionar — observa.
Durante a visita à Serra Gaúcha, as acadêmicas puderam refletir sobre o trabalho e o processo de ocupação dos imigrantes europeus na região, as atividades econômicas, culturas, crenças e tradições, além dos atrativos turísticos, que surgiram como consequência do processo histórico.
Nas cidades gaúchas de Gramado e Canela, as alunas conheceram pontos turísticos como o Mundo à Vapor, Lago Negro, Cascata do Caracol, Catedral de Pedra, fábricas de chocolate e vinícolas. O passeio de Maria Fumaça de Carlos Barbosa a Bento Gonçalves e a visitação à Epopeia Italiana foram outros atrativos da viagem à Serra Gaúcha. Em Porto Alegre, foram visitados o Palácio Piratini e a Catedral Metropolitana.
Para a acadêmica Zaida Pagnhunsat Herbert, a viagem de estudos potencializou o processo de ensino e aprendizagem.
— É sempre melhor aprender quando visualizamos e sentimos. Além de ser muito bom viver momentos de aprendizagem num espaço livre e diferente — avalia a estudante.