Página inicial O que acontece Unoesc firma parceria com Universidade de Miami
Graduação Joaçaba

Unoesc firma parceria com Universidade de Miami

A Unoesc está efetivando mais uma parceria com uma universidade estrangeira que beneficia alunos e professores. Desta vez, é com a Universidade de Miami, nos Estados Unidos. Por meio de um convênio estabelecido no início de 2012, a Unoesc poderá candidatar até quatro estudantes de Medicina a cada semestre para passarem seis meses do Internato […]

Por meio de um convênio estabelecido no início de 2012, a Unoesc poderá candidatar até quatro estudantes de Medicina a cada semestre para passarem seis meses do Internato Médico na instituição conveniada, que é a maior universidade do Estado da Florida, nos Estados Unidos, e em 2011 foi considerada uma das 10 melhores escolas de Medicina do País.

O Internato Médico compreende os últimos cinco semestres do Curso de Medicina, em que os alunos realizam atividades práticas em diferentes especialidades e espaços de atuação profissional, como ambulatórios, hospitais, unidades da Estratégia Saúde da Família e outros. A Unoesc já mantém convênios com instituições de vários estados, para que os alunos possam realizar um semestre dessa etapa, mas a parceria com a universidade norte-americana é a primeira com uma instituição estrangeira.

Durante o intercâmbio em Miami, os estudantes da Unoesc estagiarão em seis diferentes especialidades médicas, sendo 30 dias em cada uma delas. As especialidades são escolhidas pelo próprio aluno, após o receber o aceite da universidade conveniada.

Já os professores do Curso podem aproveitar a parceria para missões acadêmicas, pesquisas conjuntas, participação em seminários, entre outras oportunidades com duração de uma semana a três meses. Para tanto, é necessário fazer contato com a coordenação geral da Mobilidade Acadêmica na Unoesc.

A parceria estabelecida pela Unoesc é possível por meio de um programa que existe desde a década de 1960 na Universidade de Miami. Esse programa foi criado para atender a demandas da América Latina e hoje tem abrangência mundial.

Primeiro intercambista

O primeiro estudante da Unoesc a fazer uso da parceria firmada com a Universidade de Miami é Daniel Schneider Serpa. Ele realizará seu intercâmbio entre janeiro e junho de 2013, período em que estará cursando o último semestre do Curso de Medicina. Ele já passou pelos trâmites necessários para realizar o intercâmbio e escolheu as áreas em que pretende estagiar durante o semestre que vai passar nos Estados Unidos.

O estudante, que já realizou um intercâmbio de seis meses na Austrália entre 2005 e 2006, quando fazia um curso de Inglês, tem grande expectativa em relação ao período que vai passar nos Estados Unidos.

– É um grande centro para a área médica – justifica, dizendo que quer aproveitar o intercâmbio para articular seu ingresso em um curso de especialização.

Oportunidades

Conforme o professor Dr. Antonio Euclides Pereira de Souza Junior, coordenador do Curso de Medicina que a Unoesc oferece no Campus de Joaçaba, a abertura de oportunidades para que os egressos possam dar continuidade à sua formação em um grande centro para a área médica é um dos principais resultados da parceria firmada com a Universidade Miami.

– Este é o nosso papel como Coordenação de Curso e Universidade. Um convênio desta natureza abre portas importantes para os nossos alunos em uma universidade que tem reconhecimento mundial e em um país de primeiro mundo – diz o coordenador.

A coordenadora da Mobilidade Acadêmica da Unoesc, professora Kaline Zeni, destaca também a contribuição de um intercâmbio para a formação dos alunos.

– Esta parceria de cooperação internacional trará ganhos na formação humanística e acadêmica dos participantes, além de consagrar um aprendizado e vivência internacional em um país que se destaca no mundo por promover um ensino superior de grande excelência – diz.

Seleção dos alunos

A seleção dos alunos que têm interesse em passar seis meses do internato médico na Universidade de Miami acontece semestralmente. A primeira etapa ocorre internamente, por meio de edital lançado pela Unoesc. Os alunos selecionados nessa etapa ainda precisam passar por uma entrevista e enviar a documentação exigida para ter a resposta da instituição estrangeira quanto ao aceite para a realização do intercâmbio. A entrevista é realizada no Brasil, por um representante da Universidade de Miami.

Atualmente, há um edital aberto para a seleção de mais quatro alunos que poderão fazer o intercâmbio no segundo semestre de 2013. É o edital nº 39/UNOESC-R/2012. As inscrições seguem até 28 de outubro.

Fotografia

Na fotografia estão o estudante Daniel e o coordenador do Curso de Medicina da Unoesc.