Acadêmicos participam de aula de campo de Agrossilvicultura

-A +A

Os acadêmicos da 7ª fase do curso de Engenharia Florestal, do Campus de Xanxerê, participaram de uma aula de campo. A atividade ocorreu no componente curricular de Agrossilvicultura, ministrado pelo professor Guilherme Santos Ferraz de Arruda.

Objetivando vivenciar atividades práticas em Sistemas Agrossilvipastoris, a atividade aconteceu em Unidades de Referência Tecnológica (URT), da Epagri, dos municípios de São Lourenço do Oeste e Jupiá. Na oportunidade, o professor e os acadêmicos foram acompanhados pelos pesquisadores Nelson Hayashi, Volmir de Oliveira e Moeses Danner, daquela entidade.

Assim, inicialmente, foi possível conhecer uma propriedade rural em São Lourenço do Oeste na qual há integração Floresta-Pecuária (Sistema Silvipastoril). Lá, foram observadas as principais características desse modelo, tendo como componente arbóreo o Eucalyptus grandis, e como componentes pastoris a pastagem nativa melhorada com grama "missioneira gigante", além do gado bovino.

– Neste sistema silvipastoril, há ganhos em produtividade de carne e de leite, pelo manejo do pasto e conforto térmico das árvores, além de renda adicional a ser obtida futuramente, com o desenvolvimento das árvores de eucalipto – explica o professor Guilherme.

Posteriormente, foi visitada outra propriedade rural, agora em Jupiá, onde se observou um dos modelos de plantio integrado entre árvores com diversos fins (madeiráveis, frutíferas e recuperadoras), como araucária, canafístula, angico, eucalipto, jabuticabeira, pitangueira e citros, juntamente com algumas plantas agrícolas na mesma área (Sistema Agroflorestal).

O professor Guilherme avalia que a acolhida e a experiência repassadas pelos profissionais da Epagri também proporcionaram uma grande contribuição ao grupo de acadêmicos.

Aprendizado significativo

Na análise da acadêmica Daiane Fabris, a visita às propriedades foi de extrema importância para a interligação do conteúdo ministrado em aula com a realidade da região, apesar de os sistemas, tanto o silvipastoril como o agroflorestal, ainda serem pouco difundidos.

– As observações feitas no campo, juntamente com os relatos dos próprios agricultores e pesquisadores, nos fizeram entender ainda mais as grandes vantagens que a implantação desses sistemas traz, tanto no âmbito econômico como ambiental e social, assim como a importância de um bom planejamento dentro da propriedade.

Segundo ela, através das aulas práticas é possível conciliar não somente os assuntos referentes a um determinado componente curricular, mas também com todos os outros:

– Pois vivemos dentro de sistemas complexos, onde tudo está relacionado, onde uma coisa depende da outra para existir e sobreviver – observa.

A colega Francieli Baggio dos Santos acrescenta que a aula de campo proporcionou complemento aos assuntos e conteúdos estudados em sala de aula, propiciando, desse modo, a visualização dos diferentes métodos aplicados em relação às condições locais e às experiências já vivenciadas.