Página inicial O que acontece Conferência realizada na Unoesc propaga informações sobre o Programa de Eficiência Energética Aneel/Celesc
Graduação Joaçaba

Na quinta-feira (25), o engenheiro eletricista do Departamento de Gestão de Projetos Estratégicos (DPPE/DVEE), da Celesc, Willian Dos Santos, ministrou uma conferência no Auditório Jurídico da Unoesc Joaçaba, que foi prestigiada por estudantes e professores. O objetivo foi abordar o Programa de Eficiência Energética (PEE) Aneel/Celesc. Durante a palestra, Willian falou sobre os benefícios do Programa, as tendências e soluções na área de Eficiência Energética.

— O PEE Celesc abrange trocas de lâmpadas, ares-condicionados, motores, chuveiros, trocas de geladeiras antigas e implantação de sistemas fotovoltaicos. Interessados em participar podem obter mais informações no site da Celesc — comentou Willian.

Na chamada pública aberta pela Celesc em 2017, a Unoesc Joaçaba foi contemplada com o valor de R$ 822.663,13; em 2018, foi a vez do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) ser contemplado com o valor de R$ 989.770,69; em 2020, a Unoesc Chapecó foi beneficiada com o valor de R$ 1.233.990,48; e em 2021, a Unoesc Videira, com o valor de R$ 1.196.797,29. Por último, em 2023, a Unoesc São Miguel do Oeste recebeu o recurso no valor de R$ 1.085.746,66. Ao todo, com os cinco projetos, o investimento foi de R$ 5.328.968,25 e foram substituídas mais de 12 mil lâmpadas e 100 aparelhos de ares-condicionados. Também foram instalados mais de 300 kWp de geração fotovoltaica e foi realizada a substituição e modernização das máquinas da lavanderia do HUST com capacidade de processamento de 1,5 tonelada de roupa/dia.

A economia estimada foi de 116.271,71 MWh/ano que representa uma economia de mais de R$ 430 mil/ano em energia, além da redução dos custos operacionais e com manutenções. Os valores economizados com a implantação desses projetos serão revertidos em melhorias na infraestrutura da Universidade e bolsas de estudo para os acadêmicos.

— As lâmpadas led possuem uma vida útil de 25 mil horas, e com a instalação das novas máquinas na lavanderia do HUST foi possível reduzir um turno de trabalho. Outra questão relevante foi a melhoria da qualidade e conforto dos ambientes oferecidos para os trabalhadores e usuários das dependências do HUST e da Unoesc, bem como a contribuição com o meio ambiente na construção de um mundo mais sustentável que é um compromisso da Unoesc — explicou o engenheiro eletricista da Unoesc, Fortunato Rosalen Netto.