Página inicial O que acontece Unoesc Videira implantará serviço de atendimento psicológico gratuito
Inserção Social Graduação Videira

Unoesc Videira implantará serviço de atendimento psicológico gratuito

A Unoesc Videira, por meio do curso de Psicologia, estará oportunizando mais um serviço gratuito à comunidade com a implantação do Serviço de Atendimento Psicológico (SAPsi), na clínica do curso, que funcionará em estrutura própria, anexada ao Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade, localizado no bairro Alvorada, próximo ao Fórum da comarca. Os atendimentos serão feitos […]

Os atendimentos serão feitos a partir de fevereiro de 2019, por estagiários do curso, alunos da 9ª fase, supervisionados por professores psicólogos mestres, doutores e pós-doutores.

O serviço será disponibilizado de forma gratuita para a comunidade em geral, obedecendo a alguns critérios, como não possuir imóvel com apresentação de negativa obtida junto ao cartório de registro de Imóveis, automóvel  e motocicleta com apresentação de negativa do Detran, não ser proprietário ou sócio de empresas e possuir renda comprovada de até dois salários mínimos mensais, que nesse caso, precisará apresentar comprovantes de rendimento.

Serão atendidas todas as pessoas que se enquadrarem nesses critérios, quer sejam usuários do serviço público de saúde, alunos de escolas públicas ou particulares e o público em geral, com ou sem encaminhamento médico.

Para agilizar o atendimento, explica a professora Taisa Trombetta De Marco, coordenadora do curso, no período de 05 a 29 de novembro de 2018, será realizado um trabalho de triagem dos pacientes que serão atendidos a partir de fevereiro. Para tanto, os interessados deverão estar entre às 13h30min e 16h30min, na entrada principal da Unoesc, com a documentação necessária para fazer a avaliação inicial.

O projeto para implantação do SAPsi começou em 2015, junto com o curso de Psicologia na Unoesc Videira.

— É um sonho que se concretiza, beneficiando os futuros profissionais da psicologia, mas principalmente, para as pessoas hipossuficientes, que terão atendimento psicológico gratuito — declara Taisa.

Ela explica que o trabalho do SAPsi será constante e servirá de laboratório para os acadêmicos das 9ª fase, que encontram-se no ultimo ano do curso. Na clínica acadêmico poderá aprimorar seu conhecimento prestando atendimento ao paciente. Com isso, terá situações e vivências que serão de grande utilidade na preparação e formação do futuro profissional.

— O SAPsi contribuirá com a preparação do aluno para intervir na realidade social, em especial no tratamento e na prevenção de problemas relativos à saúde mental e à humanização das práticas, no contexto da saúde individual e da sociedade— expressou a coordenadora.

O diretor de Graduação, pesquisa, Pós-graduação e Extensão Gilson Luiz leidens afirma que a Unoesc Videira, está colocando à disposição da comunidade carente, mais um serviço de grande relevância social.

— A exemplo do atendimento de assistência jurídica prestado através do curso de Direito, o Curso de Psicologia, passa a auxiliar a comunidade com o serviço de atendimento psicológico e contribui significativamente para o desenvolvimento do papel da Universidade na comunidade Regional — finalizou.