Página inicial O que acontece Unoesc recebe professora Carolina Vergara Llanos da Universidad Austral de Chile
Graduação Pesquisa International Professor Joaçaba

Na semana passada, a universidade recebeu pela segunda vez a professora Carolina Vergara Llanos da Universidad Austral de Chile (UACh). Ela é cirurgiã-dentista, atua no Instituto de Saúde Pública da UACh e é professora assiste de Epidemiologia Clínica. Durante a sua primeira visita, em junho de 2016, Carolina participou do 1º Fórum Internacional de Discussão […]

Na semana passada, a universidade recebeu pela segunda vez a professora Carolina Vergara Llanos da Universidad Austral de Chile (UACh). Ela é cirurgiã-dentista, atua no Instituto de Saúde Pública da UACh e é professora assiste de Epidemiologia Clínica. Durante a sua primeira visita, em junho de 2016, Carolina participou do 1º Fórum Internacional de Discussão em Saúde Bucal, que fez parte da programação da Semana Acadêmica de Odontologia.

Desta vez, a professora Carolina participou de algumas aulas e atividades do curso de Odontologia, além de reuniões com grupos de pesquisa. Durante a aula de Orientação Profissional, que trata sobre a legislação da profissão no Brasil, ela apresentou uma outra realidade – a do cirurgião dentista no Chile e a experiência no mercado de trabalho. Neste ano, essa atividade foi presencial, porém a mesma já ocorreu por webconferência, em setembro do ano passado.

Além disso, partir desse contato, a professora Carolina e os professores do curso de Odontologia já iniciaram as tratativas para o desenvolvimento de três pesquisas em parceria. Carolina também esteve no curso de Enfermagem da Unoesc Joaçaba, para ministrar uma aula sobre a saúde pública no Chile, trazendo um comparativo entre o Brasil e o seu país.

Participação na Semana Acadêmica de Odontologia

Durante a abertura da Semana Acadêmica de Odontologia, que ocorreu em 6 de junho, Carolina foi uma das palestrantes e abordou a temática “Atenção odontológica a pacientes com necessidades especiais no Chile”. Segundo a professora, as infraestruturas de atendimento odontológico no setor público e privado diferem consideravelmente, e a falta de consultórios e cirurgiões dentistas especializados no setor público limita o atendimento.

A professora ressaltou também a importância de uma disciplina no curso de Odontologia, focada neste público, já que uma pesquisa realizada nos Estados Unidos mostrou que 60% dos estudantes entrevistados não tinham confiança para atender pacientes com problemas mentais. Outra pesquisa feita no Brasil, revelou que 53% dos estudantes se sentiam inseguros em atender pacientes com necessidades especiais.

Para mudar este cenário, Carolina mostrou que a universidade do Chile desenvolveu um manual, tanto para os pais de crianças com necessidades especiais como para os pacientes maiores de 18 anos, sobre a importância da higiene bucal. O guia traz também orientações sobre como adaptar a escova de dente e formas caseiras para fazer um instrumento capaz de abrir a boca da criança e outro para segurar a língua, quando for o caso. Carolina também apresentou um vídeo em que a cadela Zucca acompanhou uma criança com Síndrome de Down durante o atendimento odontológico. Interagindo com o animal, a criança se sentiu mais segura e permitiu que os dentistas fizessem os procedimentos necessários.

Continuação da agenda

Os alunos da Universidade da Terceira Idade (Uniti) também tiveram a oportunidade de conhecer a professora Carolina Vergara Llanos. Ela falou sobre os aspectos culturais do seu país, folclore, gastronomia, cantou e tocou violão.

Posteriormente, Carolina visitou a ODEME – Dental Research – localizada em Luzerna. A empresa, fundada em agosto de 2005, tem o propósito de desenvolver soluções inovadoras em acessórios, dispositivos e equipamentos para pesquisa médica e odontológica.

Durante a semana que esteve na Unoesc, a professora também frequentou algumas aulas de Português e participou de reuniões com o Mestrado Acadêmico em Biociências e Saúde.