Página inicial O que acontece Unoesc presta homenagem ao professor Antônio Adolpho Maresch, um dos fundadores da instituição
Graduação Reitoria Joaçaba

Unoesc presta homenagem ao professor Antônio Adolpho Maresch, um dos fundadores da instituição

A comunidade acadêmica da Unoesc lamenta o falecimento do professor Antônio Adolpho Maresch, aos 89 anos, ocorrido nesta quarta-feira, 25 de julho. Conhecido carinhosamente como professor Maresch, foi um dos fundadores e idealizadores da Unoesc, além de dirigente da fundação mantenedora da universidade e do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), no período de 1977 a […]


A comunidade acadêmica da Unoesc lamenta o falecimento do professor Antônio Adolpho Maresch, aos 89 anos, ocorrido nesta quarta-feira, 25 de julho. Conhecido carinhosamente como professor Maresch, foi um dos fundadores e idealizadores da Unoesc, além de dirigente da fundação mantenedora da universidade e do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), no período de 1977 a 1986.

Ele também atuou como docente da instituição por longos anos e é membro vitalício do Conselho de Administração da Unoesc. Para o reitor da universidade, Aristides Cimadon, Maresch é um exemplo a ser seguido de dedicação, seriedade, honestidade e trabalho.

— Conheço o professor Maresch desde os anos 70. Foi ele quem me deu a oportunidade de ingressar e iniciar o projeto de criação da universidade. O professor Maresch é reconhecido pela sua figura de pessoa humana, pela sua dedicação e bondade, profissional de uma responsabilidade indescritível, dedicado e amigo. Perdi meu segundo pai. Condolências a dona Lili e sua querida família — comentou Cimadon.

O professor Maresch

Antônio Adolpho Maresch é natural de Joaçaba. Tem graduação em Ciências Econômicas e em Ciências Contábeis e especialização em Ciências Contábeis. Lecionou disciplinas da área contábil na Unoesc, para cursos dos campi de Joaçaba e Videira. Em Joaçaba, também coordenou o curso de Ciências Contábeis entre 1989 e 1992.

Seu trabalho na universidade ainda se destacou pelas atividades administrativas que exerceu. Entre 1977 e 1986 foi diretor geral da antiga Fundação Universitária do Oeste Catarinense (FUOC), entidade de Joaçaba que veio a dar origem à Unoesc junto com outras duas fundações educacionais de Videira e Chapecó. Neste período, a instituição começava a se estruturar fisicamente, com a construção do primeiro prédio do atual campus 1, em Joaçaba. Entre 1987 e 1992, foi também presidente do Conselho Curador da FUOC e integrante do Conselho de Administração da Unoesc.

Maresch também se destacou na comunidade regional. Atuou como perito contábil nas varas da Justiça Estadual e Federal de Joaçaba, desenvolveu consultoria contábil, fiscal e econômico-financeira e foi tradutor de português-alemão e alemão-português. Ao longo de sua carreira, Maresch foi funcionário da Caixa Econômica Federal, corretor de imóveis e empresário contábil. Além disso, atuou como diretor administrativo de uma fábrica de máquinas agrícolas e gerente administrativo de uma fábrica de embalagens de papel e plástico. Também foi professor do Colégio Cristo-Rei e do Colégio Comercial Joaçabense, presidente da Associação Rural de Joaçaba e vereador do município.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.