Página inicial O que acontece Unoesc Cidadania oferecerá serviços gratuitos à comunidade nesta sexta-feira e sábado
Graduação Evento São Miguel do Oeste

A Unoesc São Miguel do Oeste promoverá, na sexta-feira e no sábado, ações voltadas à prevenção de doenças, promoção da saúde e ao Direito do Consumidor. No primeiro dia de Unoesc Cidadania, a atividade inicia às 13h30min. e se estende até as 17h no Calçadão e na praça central de São Miguel do Oeste. No […]

A Unoesc São Miguel do Oeste promoverá, na sexta-feira e no sábado, ações voltadas à prevenção de doenças, promoção da saúde e ao Direito do Consumidor. No primeiro dia de Unoesc Cidadania, a atividade inicia às 13h30min. e se estende até as 17h no Calçadão e na praça central de São Miguel do Oeste. No sábado, as ações serão desenvolvidas das 8h às 11h15min.

Durante os dois dias, o curso de Farmácia orientará a população sobre o uso correto, seguro e racional de medicamentos. Segundo o coordenador do curso, professor Everton Boff, o objetivo é mostrar que o  uso incorreto de medicamentos é grave e pode deixar sequelas irreversíveis, bem como comprometer a vida do usuário.

O curso de Engenharia de Alimentos distribuirá folders informativos sobre a ingestão consciente de sal, açúcar e gorduras. A coordenadora, professora Eliane Maria de Carli, destaca que, quando consumidos em grandes quantidades, podem resultar em altos níveis de colesterol, triglicerídeos, obesidade, problemas de pressão arterial e reduzir a qualidade de vida. O curso de Enfermagem também passará orientações de promoção à saúde e de prevenção a doenças. De acordo com a coordenadora, professora Ana Maria Moser, será aferida a pressão arterial dos participantes do evento.

Já os acadêmicos de Psicologia aplicarão testes vocacionais e de estresse, sob a orientação da coordenadora do curso, professora Lisandra Antunes de Oliveira.

Direito do Consumidor

Quem participar da Unoesc Cidadania também  poderá sanar dúvidas sobre Direito do Consumidor. A professora Alexandra Perico informa que serão prestados esclarecimentos para que os consumidores possam exigir seus direitos na aquisição de produtos e serviços. Serão abordados 12 temas diferentes sobre vício do produto; vendas a crédito, juros e prestações; preços nos produtos e vitrines; empréstimo para pagamento consignado nas aposentadorias; direito de arrependimento; cartão de crédito; serviço e orçamento; planos de telefonia; cuidados na compra e venda de veículos usados; cuidados que devem ser tomados na compra de produtos pela internet; inscrição no banco de dados SPC/Serasa e cobrança de dívidas.

Universidade Comunitária

Segundo o diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, professor Evelácio Roque Kaufmann, a Unoesc tem papel fundamental para o desenvolvimento da região.  — O caráter comunitário da Unoesc implica no estreitamento constante das relações entre a academia e a comunidade na perspectiva de elevar a qualidade de vida das pessoas. Este evento tem caráter disciplinar, considerando os vários cursos envolvidos que contribuirão para a melhoria do espaço social, ético, ambiental e educativo, promovendo a interação com a comunidade — frisa Kaufmann.