Página inicial O que acontece Seminário reúne estudantes do Proesde para debater práticas do desenvolvimento sustentável
Seminário Graduação São Miguel do Oeste

O Seminário de Melhores Práticas em Desenvolvimento Regional reuniu, sábado (8), cerca de 170 acadêmicos que participam do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde) no auditório da Unoesc São Miguel do Oeste. O evento contou com a presença de estudantes dos campi de Campos Novos, Videira, Joaçaba, Xanxerê, Maravilha, Pinhalzinho e de […]

O Seminário de Melhores Práticas em Desenvolvimento Regional reuniu, sábado (8), cerca de 170 acadêmicos que participam do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde) no auditório da Unoesc São Miguel do Oeste. O evento contou com a presença de estudantes dos campi de Campos Novos, Videira, Joaçaba, Xanxerê, Maravilha, Pinhalzinho e de São Miguel do Oeste.

Durante a manhã, os estudantes participaram da palestra Práticas do Desenvolvimento Sustentável, ministrada pelo professor mestre em Ciências Ambientais, Peterson Fernando Schaedler. O professor destacou que o ser humano utiliza 20% a mais dos recursos naturais que a terra pode repor. Peterson frisou ainda que, se toda a humanidade consumisse como os países ricos, seria preciso quatro planetas para suprir todo este consumo. A palestra provocou os estudantes a reverem as suas atitudes e o consumo em relação ao espaço ambiental, além de destacar a necessidade de ambientes sustentáveis para a população viver com saúde e  qualidade de vida.

À tarde, Anderson Munarine abordou sobre os antecedentes sociais que deram base para a criação da Cooperativa Oestebio, a atuação da cooperativa no Extremo-oeste catarinense e o que os agricultores esperam em relação ao futuro dela.

Segundo o coordenador do Proesde da Unoesc São Miguel do Oeste, professor Paulo Ricardo Bavaresco, a participação de acadêmicos de diversas áreas do conhecimento e os debates enriqueceram o Seminário.

— Diferentes visões sobre as problemáticas apresentadas possibilitaram a construção de diversas reflexões e apontamentos para reverter a atual situação das crises políticas, econômicas, sociais e, principalmente, ambientais que assolam o nosso país e toda a humanidade — ressalta o professor.

Próximo Seminário

O próximo seminário será realizado, no dia 14 de novembro, em Joaçaba. Neste dia,  também será selecionado o projeto que representará a Unoesc em nível estadual no município de Joinville.

De acordo com a coordenadora institucional do Proesde, professora Tânia Maria dos Santos Nodari, cerca de 190 estudantes da Unoesc estão matriculados, este ano, no curso. Esses alunos são de 73 municípios que integram oito Secretarias de Desenvolvimento Regionais (SDRs).

— O Programa tem a finalidade — por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão — de promover a formação de agentes que possam colaborar no desenvolvimento da região, em que estão inseridos — comenta Tânia.