Página inicial O que acontece Outubro 2013 | Professores do Mestrado em Direito têm dois livros lançados na Alemanha
Graduação Mestrado Inserção Social Chapecó

O Programa de Pós Graduação em Direito (PPGD) da Unoesc comemora o lançamento, na Frankfurt International Book Fair (Feira Internacional do Livro de Frankfurt), na Alemanha, do Livro Coletivo Internacional Brasil Itália, em duas versões:  uma brasileira  – Os Desafios dos Diretos Humanos Fundamentais na América Latina e na Europa, pela Editora UNOESC –  e […]

O Programa de Pós Graduação em Direito (PPGD) da Unoesc comemora o lançamento, na Frankfurt International Book Fair (Feira Internacional do Livro de Frankfurt), na Alemanha, do Livro Coletivo Internacional Brasil Itália, em duas versões:  uma brasileira  – Os Desafios dos Diretos Humanos Fundamentais na América Latina e na Europa, pela Editora UNOESC –  e outra italiana (Le sfide dei diritti umani fondamentali in America Latina e in Europa, pela Aracne).  A co-organização das obras são do professor doutor Narciso Baez, coordenador acadêmico-científico do PPGD da UNOESC, e do professor doutor Guido Smorto, coordenador da Área de Direito Comparado, na Universidade de Palermo (Itália).

A Unoesc foi representada pelo professor doutor Rogério Nery que participou da International Conference for University Presses (Conferência Internacional de Editores Universitários), em Frankfurt, na última semana. A conferência integra a Feira Internacional do Livro de Frankfurt  – maior evento do mundo em termos de mercado editorial, que ocorre há 25 anos no Frankfurt Congress Messe – FestHalle.

Na conferência, em sua apresentação em inglês (com tradução simultânea para o alemão e o espanhol), Nery abordou o tema “A Convergência de Editoras Universitárias como fator de eficácia das políticas públicas de efetivação do direito social à educação”. O professor exortou e convidou os participantes de diversos países a se integrarem, aproximando autores e pesquisadores de seus staffs pela atividade de pesquisa, produção científica e produção editorial em trabalhos que sejam fruto de esforços conjuntos, no contexto da convergência entre editoras, universidades e instituições públicas. Tudo isso para a identificação de problemas comuns e para a busca conjunta de soluções que auxiliem, complementarmente, as políticas públicas educacionais, culturais e, sobretudo, sociais de seus países.

O professor Rogério Nery também visitou a Universidade de Kiel e entregou dois exemplares dos livros ao professor doutor Robert Alexy, autor do livro Teoria dos Direitos Fundamentais e referência internacional neste assunto. Alexy confirmou presença sua vinda à Unoesc, prevista para março de 2014, para participar do SUMMER 2014 | UNOESC INTERNATIONAL LEGAL SEMINAR | BRASIL – GERMANY: MECANISMOS DE CONTROLE E DE EFETIVAÇÃO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS.

Por fim, Nery gravou entrevista com o Alexy sobre os pontos que pretende discutir no evento UNOESC International Legal Seminar. A entrevista completa será publicada na próxima edição da Revista Espaço Jurídico JournalOf Law (B1).