Página inicial O que acontece O papel das universidades no desenvolvimento territorial é tema de debate com o pró-reitor da Unoesc
Graduação Evento Joaçaba Campos Novos

Na manhã da última quarta-feira (29), o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc, professor Fábio Lazzarotti, esteve presente na 1ª Plenária Territorial. O evento ocorreu no auditório da Câmara de Vereadores de Vargem Bonita, onde o pró-reitor abordou o papel das universidades no desenvolvimento territorial. A Plenária Territorial é uma das atividades do […]

A Plenária Territorial é uma das atividades do Núcleo de Desenvolvimento Territorial Meio Oeste Contestado, que agrega 29 municípios de Santa Catarina. O coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unoesc Campos Novos, professor César Augustus Winck, que desenvolve um projeto nesse Núcleo, convidou o pró-reitor Lazzarotti para participar das atividades referentes ao desenvolvimento territorial catarinense.

No evento, o pró-reitor da Unoesc afirmou que o papel da universidade está centralizado na formação das pessoas, para atuarem como agentes de desenvolvimento onde a instituição está inserida.

— As Instituições de Ensino Superior podem contribuir através da via do ensino, pesquisa, inovação e extensão — definiu.

De acordo com Lazzarotti, a Unoesc tem se destacado pela sua atuação regional. Inserida em uma região que abrange mais de 100 municípios, a instituição tem formado mais de 40 mil estudantes no ensino de graduação, desde a sua criação. Na área de extensão e assistência social, somente em 2014 foram atendidas e beneficiadas cerca de 78 mil pessoas. No campo da pesquisa e inovação conta atualmente com 46 grupos de pesquisa que buscam produzir e disseminar o conhecimento e novas tecnologias para o território catarinense, nacional e até internacional.

— Estes dados demonstram, por si só, a importância da Universidade do Oeste de Santa Catarina para o desenvolvimento territorial e regional — relatou.

O professor analisou também que, além da necessidade de avançar com o ensino, pesquisa, inovação e extensão, é necessário trabalhar de forma cada vez mais cooperada para garantir maiores recursos na região, visando o fortalecimento das organizações, a melhoria da infraestrutura e o desenvolvimento de novos empreendimentos.

— Como resultado deste processo, espera-se contribuir na fixação do capital humano formado pelas nossas instituições de ensino, por isso ficam os desafios de reter a mão de obra qualificada neste território — concluiu.