Página inicial O que acontece Grupo de meninas que participa de desafio mundial na área da tecnologia recebe o apoio da Unoesc
Graduação Tecnologia Chapecó

Os cursos de Sistemas de Informação e Engenharia da Computação, da Unoesc Chapecó, incluíram em seu planejamento de disseminação da tecnologia um novo projeto: o Technovation. Após a inscrição de duas acadêmicas como embaixadoras da iniciativa, considerada o maior projeto focado em meninas de 10 a 18 na área da computação do mundo, iniciou-se a […]

Os cursos de Sistemas de Informação e Engenharia da Computação, da Unoesc Chapecó, incluíram em seu planejamento de disseminação da tecnologia um novo projeto: o Technovation. Após a inscrição de duas acadêmicas como embaixadoras da iniciativa, considerada o maior projeto focado em meninas de 10 a 18 na área da computação do mundo, iniciou-se a busca por alunas do ensino médio interessadas em participar. A partir da parceria realizada entre a Unoesc e o Senai Chapecó foi possível formar uma equipe com quatro meninas do Curso Técnico em Informática do Senai — Diovanna Schell, Jessica de Souza, Amanda Pasin e Amanda Haiduk.

O Technovation é um programa organizado pela Ong Iridescent que teve início em 2009 no Vale do Silício com o objetivo de motivar e oportunizar que meninas pudessem aprender e montar sua empresa tornando-se empresárias de alta tecnologia. Três anos depois o programa virou mundial, sendo que em 2016 Chapecó e região formaram sua primeira equipe, disputando com mais de 2 mil meninas em todo o Brasil.

Na oportunidade, o grupo precisava resolver algumas questões, entre elas pensar em um problema social com relevância, criar o nome da equipe, o nome do aplicativo, o design da solução e um plano de negócios. A equipe de Chapecó, chamada “Khadris”, criou o aplicativo “Strong Roses” com o intuito de proporcionar uma melhoria na qualidade de vida das mulheres com câncer de mama ou que passaram pela doença. O aplicativo também pode ser utilizado para prevenção, uma vez que possui informações relevantes ao público feminino em geral.

Após a realização do projeto, o grupo de meninas participou, no dia 30 abril, em Florianópolis, da fase regional do Technovation, em que apresentaram um pitch de quatro minutos. O programa possui uma fase nacional e os classificados concorrem a etapa mundial que acontecerá no Vale do Silício, com o apoio de R$ 10 mil para colocar a ideia no mercado. Na etapa em Florianópolis, o grupo “Khadris” foi elogiado tanto pelo trabalho quanto pela ideia ao desenvolver um aplicativo que busca uma solução relevante ao público feminino.

O projeto foi acompanhado pela coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica da Unoesc Chapecó, professora mentora Ana Márcia Debiasi Duarte, com o apoio das professoras Inocencia Boita Dalbosco e Sabrina do Nascimento, do Centro de Gestão e Empreendedorismo (CGE), além das acadêmicas embaixadoras Marieli Bordignon e Marta Ribeiro dos Santos e do coach da equipe, professor Tiago Zonta.

O coordenador dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia da Computação da Unoesc Chapecó, professor Tiago Zonta, comentou que a iniciativa de estimular a participação feminina na área de desenvolvimento de software é muito importante, pois além de mostrar que a meninas são capazes, cria-se a possibilidade de aproximá-las de um universo onde podem desenvolver a criatividade e as capacidades técnicas. Todas as participantes gostaram muito da experiência e já pensam em continuar com novos projetos.

Novas integrantes são bem-vindas, tanto para fazer parte da equipe quanto para apoiar as meninas que trabalham.