Página inicial O que acontece Governo do Estado reduz recursos para o repasse de bolsas do artigo 170
Graduação Bolsas de Estudo Joaçaba

Governo do Estado reduz recursos para o repasse de bolsas do artigo 170

A Secretaria de Estado da Educação reduziu de forma significativa os recursos destinados a bolsas de estudo e pesquisa, referente ao Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu), custeado pelo Artigo 170 da Constituição Estadual. Com a diminuição do repasse a Unoesc terá uma redução de 60,63% na oferta de bolsas de pesquisa e […]


A Secretaria de Estado da Educação reduziu de forma significativa os recursos destinados a bolsas de estudo e pesquisa, referente ao Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu), custeado pelo Artigo 170 da Constituição Estadual. Com a diminuição do repasse a Unoesc terá uma redução de 60,63% na oferta de bolsas de pesquisa e 14,71% de estudo.

O assunto tem gerado preocupação para a universidade, que por conta do corte do Governo do Estado não conseguirá atender a mesma quantidade de alunos que vinham sendo beneficiados. Conforme a coordenadora geral do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Unoesc, Fernanda Regensburger Poletto, a instituição está estudando novas formas para reverter o caso, mas a princípio não encontra solução.

— Esse programa, dentre os do Uniedu, era o que mais destinava recursos. A redução afetará muito os nossos estudantes, especialmente os que estão ingressando. Estamos em prazo para divulgação dos resultados, do último edital publicado, e encontramos diversas dificuldades, pois não serão beneficiados todos que necessitam — disse a coordenadora.

Os reitores da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) estão articulando junto ao Governo do Estado para que, ao menos, os pagamentos sejam feitos nas datas determinadas, já que algumas instituições, como a Unoesc, ainda não receberam a última parcela do ano passado. As universidades estão bancando as bolsas dos estudantes. 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.