Página inicial O que acontece Estudantes alertam sobre uso racional e descarte correto de medicamentos
Graduação Estudante São Miguel do Oeste

Estudantes alertam sobre uso racional e descarte correto de medicamentos

O curso de Farmácia da Unoesc promoveu sábado, dia 6, o “Pedágio da conscientização: uso racional e descarte correto de medicamentos”, em São Miguel do Oeste. A ação alusiva à Semana Nacional do Uso Racional de Medicamentos contou com o apoio do Conselho Regional de Farmácia (CRF-SC), da Gerência de Saúde e da Câmara Técnica […]

O curso de Farmácia da Unoesc promoveu sábado, dia 6, o “Pedágio da conscientização: uso racional e descarte correto de medicamentos”, em São Miguel do Oeste. A ação alusiva à Semana Nacional do Uso Racional de Medicamentos contou com o apoio do Conselho Regional de Farmácia (CRF-SC), da Gerência de Saúde e da Câmara Técnica de Farmacêuticos do Extremo-oeste.

Segundo o coordenador do curso de Farmácia, professor Eduardo Ottobelli Chielle, os acadêmicos orientaram a população a utilizar os medicamentos de forma consciente, alertaram sobre os perigos da automedicação e da importância de procurar um profissional farmacêutico em caso de dúvidas sobre o uso.

— O uso inadequado de medicamentos pode levar a intoxicações, desenvolvimento de dependência, desenvolvimento de micro-organismos resistentes e de doenças — destaca o professor.

Durante o pedágio, os estudantes também ressaltaram a importância de procurar farmácias, postos de saúde e hospitais para fazer o descarte correto, evitando prejuízos ao meio ambiente.

— Muitas pessoas não tinham conhecimento dos locais que poderiam entregar os medicamentos para descarte e acabavam jogando no lixo comum. Com o pedágio, levamos a informação e conscientizamos as pessoas a terem hábitos diferentes — conclui a estudante Samarah Sthor dos Santos.