Página inicial O que acontece Editor criado por diplomado da Unoesc ganha visibilidade nacional
Graduação Diplomados São Miguel do Oeste

Editor criado por diplomado da Unoesc ganha visibilidade nacional

O diplomado do curso de Administração da Unoesc São Miguel do Oeste, Felipe Mandawalli, é autor de um editor de texto online, que realiza a formatação automática de trabalhos acadêmicos nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O editor chamado Mettzer tem o objetivo de facilitar a vida dos universitários e, atualmente, está […]

O diplomado do curso de Administração da Unoesc São Miguel do Oeste, Felipe Mandawalli, é autor de um editor de texto online, que realiza a formatação automática de trabalhos acadêmicos nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O editor chamado Mettzer tem o objetivo de facilitar a vida dos universitários e, atualmente, está incubado no MIDI Tecnológico em Florianópolis. A Mettzer já foi assunto na mídia nacional como no site da Revista Exame.

Felipe conta que o objetivo é levar a Mettzer a mais de 500 universidades do Brasil e de outros países como Estados Unidos, Portugal, Angola e Argentina.

— Os principais benefícios da ferramenta são a economia de tempo, a facilidade em desenvolver os trabalhos e todo o processo de orientação. Além do editor de texto, o sistema oferece um módulo de comentários, cronograma e versões de projetos, tudo em um único ambiente — detalha Felipe, salientando que, em média, 30% do tempo gasto no desenvolvimento de um trabalho acadêmico é usado nas formatações.

O projeto da Mettzer nasceu quando Felipe cursava Administração na Unoesc São Miguel do Oeste. Ele conta que, em 2013, inscreveu o projeto no Concurso Estadual de Planos de Negócios para Universitários, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e conquistou o 2º lugar na categoria “Negócios Digitais”.

— Foi uma experiência inspiradora, que abriu muitas portas e ajudou a validar a solução com alunos, professores e instituições de ensino — afirma Felipe.

Um ano depois, a Mettzer lançou o primeiro protótipo e a startup foi selecionada para participar do programa “Startup SC”. Em 2015, quando Felipe concluiu o curso de Administração, a empresa recebeu um aporte financeiro do Sebrae para melhorias no software. Em 2016, foi lançada a nova versão do editor de texto e a empresa começou a crescer e, atualmente, tem visibilidade nacional.

Segundo o coordenador do curso de Administração, professor Ornélio Stertz, o administrador Felipe Mandawalli, já apresentava diversas características fundamentais de empreendedor, quando iniciou a graduação.

— Ele era inquieto, ávido por novas informações, admirador de novas tecnologias, leitor contumaz e tinha vontade de ser dono do próprio negócio. A partir da percepção desse perfil, os professores do curso passaram a incentivá-lo e a trabalhar os conteúdos em sala de aula direcionados para potencializar e aproveitar essas suas evidentes tendências de empreender — salienta Stertz, lembrando que o empreendedorismo faz parte do DNA do curso e que muitos diplomados são empresários bem-sucedidos como o Felipe.