Página inicial O que acontece Dia do Psicólogo é marcado por palestras e teatro
Geral Graduação São Miguel do Oeste Pinhalzinho

Dia do Psicólogo é marcado por palestras e teatro

Os cursos de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste e Pinhalzinho comemoram o Dia do Psicólogo, dia 27, com palestras e teatro. A programação durou toda a semana e teve como tema Psicologia: diversidade de saberes. Em Pinhalzinho, os acadêmicos apresentaram um teatro mudo, enaltecendo as características do profissional, e distribuíram folders informativos à comunidade.   […]

Durante a semana, nos dois campi, mais de 250 estudantes e profissionais participaram das palestras que abordaram temas variados como: o trabalho do psicólogo na saúde pública, aspectos gerais dos crimes contra a dignidade sexual, importância do corpo, desafios da gestão da saúde em pequenos municípios, avaliação neuropsicológica, entre outros.

Segundo os coordenadores dos cursos, professor Álvaro Cielo Mahl e Lisandra Antunes de Oliveira, a Semana Acadêmica teve o objetivo de compartilhar saberes entre as mais diferentes profissões, ressaltando a importância do trabalho inter e multidisciplinar.

— Para alcançar o sucesso profissional é imprescindível atentar-se para vários elementos e saberes de áreas afins de conhecimento — observa o professor Álvaro.

Importância do psicólogo

As atividades também destacaram a importância do psicólogo para a sociedade. Este profissional contribui para a melhoria da saúde mental da população, para a  prevenção, humanização e modificação de comportamentos dos indivíduos e das relações. A professora Lisandra avalia que os psicólogos já superaram diversos desafios. Antes, a atuação era voltada somente à clínica; atualmente, está nos mais diferentes espaços.

— O psicólogo já recebeu o rótulo de atender somente ‘loucos’ e hoje é reconhecido como um profissional que trabalha o emocional, o autoconhecimento e a prevenção a doenças emocionais — ressalta a professora, afirmando que os próximos desafios são a obrigatoriedade de psicólogos em escolas e fóruns.