Página inicial O que acontece Curso de Engenharia Química da Unoesc Videira conta com novo laboratório
Graduação Geral Videira

Curso de Engenharia Química da Unoesc Videira conta com novo laboratório

O curso de Engenharia Química da Unoesc Videira​, que​ teve início em 2013 e​,​ em 2017​,​ formará sua primeira turma​, passou ​em 2016 ​pelo processo de reconhecimento junto ao Ministério da Educação ​(MEC​)​, sendo avaliado p​or sua​ organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura da instituição. A nota da avaliação varia ​em uma escala de 1 […]

O curso de Engenharia Química da Unoesc Videira​, que​ teve início em 2013 e​,​ em 2017​,​ formará sua primeira turma​, passou ​em 2016 ​pelo processo de reconhecimento junto ao Ministério da Educação ​(MEC​)​, sendo avaliado p​or sua​ organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura da instituição. A nota da avaliação varia ​em uma escala de 1 a 5, e o curso de Videira obteve o conceito 4,3​, o que demonstra sua excelência.

O curso conta com uma equipe​ ​pedagógica composta por excelentes profissionais, com formação na área, sendo que mais de 80% ​deles ​possuem mestrado ou doutorado, o que demonstra potencial na área de projetos de pesquisa e extensão​ universitária.

Na área de extensão, o curso desenvolve atividades com o intuito de propiciar o gosto pela ciência junto aos estudantes dos ​nonos​ anos das escolas da região de Videira​, em parceria entre a Unoesc e a 9ª Agência de Desenvolvimento Regional ​(​ADR​), auxiliando a inserção da Unoesc na comunidade por meio de seu corpo docente e discente.

​Por ser ofertado no período matutino​,​ ​oportuniza a​o acadêmico participar no período vespertino, ​de projetos de pesquisas desenvolvidos nos laboratórios da instituição.​

CURSOS DE CURTA DURAÇÃO

Além des​s​a​s​​ atividade​s, são realizados cursos de curta duração, os quais,​na grande maioria, são demandas ​solicitadas pelos acadêmicos. Dentre os cursos já realizados inclu​em​-se curso de desenho assistido por computador, excel prático, gestão de indicadores de desempenho, análise sensorial e degustação de cerveja e​ n​este mês de julho,​está acontecendo o curso de Lean Manufacturing.

ALUNOS EM ATIVIDADES DE PESQUISA

As pesquisas também são desenvolvidas com a participação dos acadêmicos do curso, as quais estão vinculadas​às seguintes linhas:

– Caracterização e tratamento de água, efluentes e resíduos;-Bioprospecção, produção e processamento de matéria-prima e ​b​ioproduto;

– Extração e caracterização de produtos naturais;

– Processos químicos inorgânicos;

– Tecnologia de fabricação.

NOVOS LABORATÓRIOS PARA O CURSO

Recentemente, com o intuito de melhor atender ​à​s atividades práticas do curso, com foco no desenvolvimento de competências na área profissionalizante da Engenharia Química​,​ foram investidos mais de 150 mil reais para o Laboratório de Processos Industriais. Para es​s​e laboratório foram adquiridas ​as bancadas didáticas​ para ​Transporte e Separação Pneumática: Câmara Gravitacional e Ciclone​; de Trocador de Calor de Placas​ e de Secagem: Secador em Túnel de Vento.

A aquisição destes equipamentos, relata o professor ​​Gilson José Rodrigues, ​auxilia relacionar a teoria ​à​ prática dos componentes de operações unitárias e fenômenos de transportes, que estão entre as principais bases da formação do Engenheiro Químico. O desenvolvimento de aulas práticas permit​e ao acadêmico comprovar o que é estudado c​om a aplicação ​em diversos processos das indústrias que temos na região.

— Podemos citar​,​ por exemplo, ​os ​processos de secagem de madeira​;​ processos alimentícios como separação sólido-gás​; ou trocador de calor para a preparação de leite em pó, situação que é possível encontrar nas indústrias no municípios próximos a Videira —​ salienta​.

Para o professor Michel Brasil da Silva, es​s​e ​novo ​laboratório apresenta equipamentos modernos, semelhantes aos utilizados pelas melhores Instituições de Ensino e Pesquisa do país, ​e ​isso permitirá desenvolver inúmeras pesquisas na área de engenharia, em especial no que se refere ​à​ secagem, transporte pneumático e trocadores de calor.

—Es​s​es estudos poderão contribuir para o desenvolvimento da ciência, otimização de processos industriais já existentes e​,​ ainda​,​ ​n​a geração de novas tecnologias fabris — completou.

AULA INAUGURAL

No dia 10 de julho​,​ os acadêmicos puderam participar de uma aula inaugural​ no laboratório​ para conhecer os equipamentos e aplicar os conhecimentos​.