Página inicial O que acontece Curso de Engenharia de Alimentos produz bebida láctea de chocolate com menta
Graduação Pesquisa São Miguel do Oeste

Curso de Engenharia de Alimentos produz bebida láctea de chocolate com menta

As acadêmicas do curso de Engenharia de Alimentos da Unoesc São Miguel do Oeste, Bruna Bállico e Marlise Zoz, produziram bebida láctea de chocolate com menta. De acordo com a professora orientadora do estudo, doutora Eliane Maria de Carli, o produto é uma alternativa saudável e nutritiva. Durante a pesquisa, foram formuladas e elaboradas quatro […]

Durante a pesquisa, foram formuladas e elaboradas quatro bebidas lácteas com concentrações diferentes de açúcar e cacau. As bebidas passaram por testes que mediram o grau de aceitação dos participantes da pesquisa. Eliane explica que a análise sensorial tem o objetivo de medir, analisar e interpretar as reações que as características dos alimentos produzem às pessoas, além de identificar como essas características são percebidas pelo olfato, visão, gosto, tato e até pela audição.

A análise sensorial realizada apontou que adultos e crianças preferiram o tratamento com concentração de 3% de cacau em pó e 10% de açúcar. Entretanto, todos os tratamentos realizados seriam bem aceitos no mercado, pois apresentaram índice de aceitabilidade superior a 70%. Este índice é um critério utilizado para que o produto possa ser oferecido ao público.

As bebidas lácteas elaboradas também se apresentaram menos calóricas e com valor nutritivo superior ao produto comercial.  Além disso, consiste em uma alternativa mais econômica às indústrias.

— A bebida láctea pode conter até 51% de soro, reduzindo a quantia de leite — informa Eliane. Agora, o curso apresentará a proposta do novo produto para a indústria parceira do estudo.

Meio Ambiente

A produção de bebidas lácteas está aumentando e ganhando, cada vez mais, popularidade devido à procura por produtos inovadores, saudáveis, seguros e práticos para o consumo. Além disso, a bebida láctea se constitui em uma forma racional e lógica de aproveitamento do soro de queijo, para retorno à cadeia humana, sem prejuízo ao meio ambiente.

De acordo com a professora Eliane de Carli, a maioria das empresas brasileiras fabricantes de queijo lança o soro de leite em esgotos e mananciais ou utiliza como alimento para animais. Eliane afirma que a falta de conscientização ambiental faz com que essas empresas ainda não invistam em sistemas de tratamento de efluentes. Isso gera graves danos ambientais, já que, segundo a professora, a substância tem um potencial poluidor até 100 vezes maior que o esgoto séptico.

Além do descarte em mananciais, o descarte no solo também é preocupante.

— O descarte diretamente no solo pode comprometer a estrutura físico-química do solo e diminuir o rendimento das colheitas — afirma a professora.

Eliane salienta que o curso já realizou diversas pesquisas com aproveitamento do soro e deverá dar continuidade a outros estudos. Entre eles estão a elaboração de bebida láctea com diferentes concentrações de soro e a utilização do subproduto do leite para elaboração de produtos de panificação com elevado valor proteico. A pesquisa beneficiará indústrias de laticínios, panificadoras e indústrias de bebidas.

Experiência

Segundo as estudantes, Bruna Bállico e Marlise Zoz, fazer parte de um projeto de iniciação científica é gratificante.

— Esta é uma oportunidade de aprender, fazer novas descobertas e novos produtos por meio da pesquisa desenvolvida — destacam as alunas, ressaltando que o projeto é uma oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.