Página inicial O que acontece Curso de Engenharia de Alimentos desenvolve produtos a partir do soro do leite
Graduação São Miguel do Oeste

Curso de Engenharia de Alimentos desenvolve produtos a partir do soro do leite

O Curso de Engenharia de Alimentos da Unoesc São Miguel do Oeste desenvolveu pães, bolos e biscoitos, a partir do soro do leite. A pesquisa foi desenvolvida por acadêmicas da oitava e décima fase do curso. O estudo mostrou que o soro é uma importante alternativa para a indústria alimentícia, já que ele retém aproximadamente […]

O Curso de Engenharia de Alimentos da Unoesc São Miguel do Oeste desenvolveu pães, bolos e biscoitos, a partir do soro do leite. A pesquisa foi desenvolvida por acadêmicas da oitava e décima fase do curso. O estudo mostrou que o soro é uma importante alternativa para a indústria alimentícia, já que ele retém aproximadamente 55% dos nutrientes do leite, contém proteínas solúveis, lactose minerais e vitaminas em quantidades variáveis.

O soro representa 90% do volume de leite gasto para a produção do queijo. De acordo com a coordenadora do curso, professora Simone Palezi, quando ele não é aproveitado pela indústria alimentícia, precisa ser tratado para não poluir o meio ambiente.

— Pesquisas demonstram que 50 mil litros de soro lançados como efluentes,  equivalem ao esgoto de uma cidade de 25 mil habitantes. Devido a esse potencial poluente, é necessário tratá-lo dentro das indústrias de forma correta e eficiente — destaca a professora.

De acordo com a estudante da décima fase, Gizele Rabaioli da Silva, cada pesquisa desenvolvida no decorrer de sua formação é uma experiência única, pois em cada trabalho busca-se a inovação. Gizele salienta que os resultados desse estudo apontam uma série de vantagens econômicas e tecnológicas, sem prejuízos às principais características sensoriais do produto.

— Todo este conhecimento será aplicado de forma muito útil no meu futuro profissional — conclui a estudante.