Página inicial O que acontece Comunidade externa avalia a Unoesc
Graduação Geral

Comunidade externa avalia a Unoesc

No final do ano passado, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unoesc encaminhou um instrumento de avaliação à comunidade externa, mais especificamente a entidades, órgãos de classe, órgãos públicos e instituições em geral, com a finalidade de ouvir seus representantes em relação às atividades de ensino, pesquisa, extensão e outras atividades realizadas pela universidade. […]

No final do ano passado, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unoesc encaminhou um instrumento de avaliação à comunidade externa, mais especificamente a entidades, órgãos de classe, órgãos públicos e instituições em geral, com a finalidade de ouvir seus representantes em relação às atividades de ensino, pesquisa, extensão e outras atividades realizadas pela universidade. A partir dessa avalição, um relatório com uma breve análise foi gerado, que tem o propósito de contribuir mediante a crítica e a proposição de sugestões para que a Unoesc siga em frente com a sua missão e suas finalidades junto à região de sua abrangência.

Para proceder-se à avaliação, utilizou-se de questionário enviado por e-mail a dezenas de entidades e órgãos públicos, tais como Agências de Desenvolvimento Regional, Associações de Municípios, Prefeituras, Gerências Regionais de Educação, Secretarias de Educação, Associações Comerciais e Industriais, Clubes de Dirigentes Lojistas, Clubes de Serviços, Órgãos de classe, Órgãos/instituições ligados ao meio ambiente, agricultura, pecuária, Órgãos ligados à cultura, Sindicatos, entre outros. Obteve-se o retorno de 42 questionários devidamente preenchidos.

O questionário foi elaborado a partir das seguintes categorias de análise: ensino de graduação; pesquisa, inovação e meio ambiente; extensão, formação continuada e eventos; relevância social e filantropia; comunicação com a comunidade; inserção na comunidade. Os respondentes tiveram a oportunidade de, para além das questões objetivas, fazer suas observações e sugestões ao longo da avaliação. A análise feita pela CPA está disponível na integra, no site da Unoesc.

A avaliação da Unoesc pela comunidade externa foi coordenada pelo professor Luiz Carlos Lückmann e teve o apoio dos membros do Grupo de Trabalho (GT) do setor de Avaliação Institucional e o aval da CPA, composta por membros da comunidade interna (professores, colaboradores e estudantes) e sociedade (representantes de entidades) de todos os campi da Unoesc. O GT é formado pelos seguintes professores: Rogério Bilibio (Joaçaba); Clair Fátima Zacchi (São Miguel do Oeste); Carlos Manuel Reyes Fernandes (Videira); Dioneia Lang Machado (Chapecó); Francielle Garghetti Battiston (Xanxerê).

Resultados

No tópico “Ensino de graduação”, 95,24% dos entrevistados entende que a Unoesc cumpre, de forma plena ou satisfatória, a missão de formar pessoas com habilidades e qualidades indispensáveis para a sua colocação no mercado de trabalho. Dentro desse tópico, 47,62% da comunidade externa avalia que a universidade poderia buscar com mais frequência parcerias com empresas, órgãos públicos, entidades e instituições, realizando visitas, estágios e estudos.

Já no tópico “Pesquisa, inovação e meio ambiente”, apesar da instituição investir no desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação junto à comunidade regional, estes não foram perceptíveis. Pois, muitos acabaram confundindo projeto de pesquisa/inovação com projetos de extensão, cursos e treinamentos. Além disso, 42,86% não soube informar se há retorno e socialização dos resultados das pesquisas produzidas pela Unoesc à comunidade regional.

Os dados revelaram, também, que 38,10% acredita que a Unoesc se preocupa com a preservação ambiental e tem desenvolvido projetos que produzem impactos positivos junto à comunidade regional. De modo geral, 42,86% da comunidade externa tem participado de eventos de socialização da pesquisa desenvolvida pela Unoesc, mesmo que de forma esporádica (14,29%). Há, contudo, percentual significativo de entidades (38,10%) que afirma nunca ter participado, mas que participaria se for convidado.

No terceiro tópico “Extensão, formação continuada e eventos”, 42,86% declara nunca ter contratado os serviços da Unoesc para a capacitação/treinamento das entidades que representam. Sobre os serviços prestados pela Unoesc em termos de formação continuada, 30,95% afirma que “atendem plenamente” ou “atendem em parte” (38,10%). Algumas entidades (28,57%) não souberam informar. Solicitou-se, então, que, caso não atendessem, que apontassem as razões. Foram elas: os cursos e palestras estão ligados aos cursos da Unoesc e não ao anseio da entidade que represento; falta de comunicação.

“Relevância social/filantropia”, o quarto tópico, mostra que 40,48% desconhece os projetos de assistência social desenvolvidos pela instituição, ou conhece poucos projetos (30,95%). Fato preocupante, uma vez que a Fundação Unoesc é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, e que prevê, em suas finalidades, a prestação de serviços de assistência social, por meio do desenvolvimento de projetos sociais.

No penúltimo tópico sobre “Comunicação com a sociedade”, a grande maioria (83,34%) considera a comunicação da universidade com a comunidade externa “totalmente satisfatório” ou “satisfatório”, revelando haver competência estabelecida nessa área.

Sobre a “Inserção na comunidade”, o último tópico, metade dos entrevistados afirma que a instituição participa sempre que pode da vida da comunidade. Percentual menor dos que entendem que a Unoesc participa intensamente da vida da comunidade (19,05%). Há ainda os que entendem que a universidade participa esporadicamente na vida da comunidade (16,67%), e 14,29% não souberam informar.