Página inicial O que acontece Centro Hospitalar Ba​í​a Sul de Florianópolis recebe estudante​s​ de Farmácia da Unoesc Videira
Graduação Videira

Acadêmicos da​s​  6ª e ​8ª fase​s​ do curso de ​F​armácia da Unoesc Videira realizaram visita de estudo​,​ no dia 22 de setembro​, ao Hospital Baía Sul​,​ em Florianópolis. ​Os alunos, acompanhados pelos professores  Nei Carlos Santin e Sabrina Pinto Salamoni​, por aproximadamente 8 horas,  ​foram recebidos e acompanhados pelo farmacêutico Tomás Corrêa e sua equipe,​ […]

​Os alunos, acompanhados pelos professores  Nei Carlos Santin e Sabrina Pinto Salamoni​, por aproximadamente 8 horas,  ​foram recebidos e acompanhados pelo farmacêutico Tomás Corrêa e sua equipe,​ e​ puderam conhecer toda a estrutura hospital​ar​,​ de onde saíram muito bem impressionados.

Há mais de 2 anos, a Unoesc possui convênio com o Hospital Baía Sul, o qual conta com mais de 20 farmacêuticos trabalhando em uma equipe multidisciplinar.

O Farmacêutico Hospitalar responsabiliza-se por todo o ciclo do medicamento, desde sua seleção (ativos e fornecedores), armazenamento, controle, até o último momento, ​que é ​a dispensação e o uso pelo paciente.

— Em um hospital, a presença do farmacêutico é de suma importância, otimizando o tratamento do paciente e representando economia ao próprio hospital. Sendo assim, é​essencial ​o conhecimento desta área de atuação do farmacêutico em um hospital de referência — ressalta  a professor Monica Frighetto, coordenadora do curso de Farmácia.

Ela explica  que na matriz curricular do​c​urso, existe ​um componente essencialmente teóric​o,​ de 30 horas​,​ que ​estuda as atribuições do farmacêutico na Farmácia Hospitalar.

— Além disso, não há grandes hospitais na região para que ​todos ​os acadêmicos façam seus estágios, além de ser uma área restrita para visitação. Por isso a importância  desse convênio e das  viagens de estudos​ aos grandes centros ​— resume.

O Conselho Federal de Farmácia reconhece mais de 70 áreas de atuação para o farmacêutico.